Rondônia passa Rio e lidera redução de mortes em acidentes de trânsito

Autor: Da Redação,
domingo, 19/07/2015

ANDRÉ MONTEIRO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Com a revisão dos dados sobre mortes no trânsito no Brasil, Rondônia passou a liderar a lista dos Estados com maior queda de óbitos em acidentes em vias urbanas e nas estradas, com 19%.
O Estado fechou 2013 ­último ano disponível­ com 540 mortes no sistema de informações do SUS (Sistema Único de Saúde), ante 668 no ano anterior.
Reportagem publicada pela Folha de S.Paulo nesta terça-feira (14) mostra que o país está mais longe de cumprir sua meta de redução de mortes em acidentes.
Os primeiros dados coletados pelo SUS indicavam uma redução de 10% em um ano, mas a revisão mostrou que o número recuou um pouco menos e ficou em 6%.
Foram incluídas na nova conta oficial vítimas que antes não estavam no banco de dados ou que tinham causa de morte diferente ou desconhecida. Essa revisão é praxe no SUS.
Mais da metade dos casos incluídos no sistema é do Rio. Antes da revisão o Estado liderava a lista, com queda de 44% nas mortes. Agora foi para 5ª, com redução de 12% ­o número de mortes caiu de 3.047 para 2.680.
Em São Paulo, Estado com a maior frota do país ­27 milhões de veículos­ a redução das mortes não mudou muito depois da revisão nos dados: passou de 8% para 6%.
Sete Estados tiveram aumento no número de mortes. O maior deles, de 4%, ocorreu em Mato Grosso.