Sonda New Horizons, da Nasa, atinge ponto mais próximo de Plutão

Autor: Da Redação,
terça-feira, 14/07/2015
Imagem divulgada por volta das 8h desta terça mostra uma nova foto colorida de Plutão capturada pela New Horizons nesta segunda-feira (13), 16 horas antes da aproximação (Foto: Nasa)

A sonda espacial New Horizons finalmente chegou ao ponto mais próximo de Plutão na manhã desta terça-feira (14), de acordo com a agência espacial americana (Nasa), responsável pela missão.
Depois de viajar por nove anos, o equipamento conseguiu ficar a uma distância de 12.500 km do planeta anão – o ponto mais próximo que o equipamento conseguiria alcançar.

Tal fato vai colaborar com a ciência para analisar mais detalhes sobre a superfície e a temperatura de Plutão e de sua região, chamada de Cinturão de Kuiper.

Às 8h50, horário de Brasília, o relógio com a contagem regressiva da Nasa zerou, o que, de acordo com os especialistas, era um indicativo de que a sonda teria feito a aproximação prevista. Cientistas presentes na sede da Nasa comemoraram no momento em que a contagem regressiva acabou. A maioria vibrava e balançava pequenas bandeiras dos EUA



Fonte: Eduardo Carvalho - Do G1, em São Paulo (Clique aqui e leia a matéria completa)