Premiê de Luxemburgo é primeiro líder gay a se casar na União Europeia

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 15/05/2015

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, 42, tornou-se nesta sexta (15) o primeiro chefe de governo homossexual assumido a se casar com uma pessoa do mesmo sexo na União Europeia.
Bettel casou-se na prefeitura do grão-ducado com o arquiteto belga Gauthier Destenay, com quem tinha um contrato de união civil desde 2010. "Me pediu e eu disse que sim", declarou o chefe de governo ao jornal americano "Los Angeles Times".
A cerimônia em que os dois trocaram alianças foi presidida pela prefeita Lydie Polfer, sua madrinha política, e terminou com chuva de arroz e aplausos dos convidados, dentre eles o primeiro-ministro belga, Charles Michel.
Membro do Partido Liberal, Bettel foi nomeado chefe de governo no fim de 2013, quando Jean-Claude Juncker, atual presidente da Comissão Europeia, deixou o poder após 18 anos na liderança do Partido Social Cristão.
Em junho, seis meses depois de assumir o governo, foi aprovado o casamento homossexual no país. Dois meses depois, foi a vez de ele anunciar que estava noivo. A primeira boda entre pessoas do mesmo sexo foi realizada em 1º de janeiro.
Ele é o primeiro chefe de governo homossexual a se casar na União Europeia, mas não na Europa. A pioneira no continente foi a Johanna Sigurdardottir, primeira-ministra da Islândia, casou-se com sua mulher em 2010.