Bombeiros retomam buscas por homem arrastado por enxurrada

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 20/03/2015

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O homem que foi arrastado pela enxurrada em Taboão da Serra (Grande SP) continuava desaparecido até a manhã desta sexta-feira (20). O temporal que atingiu a região metropolitana também provocou o transbordamento de córregos, deixou pessoas ilhadas, arrastou carros e alagou duas rodovias.
Na zona leste, um homem foi arrastado para o córrego Aricanduva, mas foi resgatado com vida pelos bombeiros uma hora e meia depois.
Bombeiros usaram helicópteros para resgatar pessoas ilhadas em Taboão, a cidade mais afetada. As buscas pelo desaparecido foram encerradas à noite e retomadas nesta manhã no córrego Pirajussara.
Ao menos 200 imóveis foram atingidos pela enchente e dois carros foram arrastados para dentro do córrego Poá, segundo a prefeitura.
A sede do São Paulo Futebol Clube e o estádio do Morumbi (zona oeste de São Paulo) ficaram alagados, assim como dois trechos da rodovia Raposo Tavares. A Régis Bittencourt também alagou, no km 276.
ZONA SUL
A região sul de São Paulo foi bastante afetada. Os córregos Ipiranga, na Vila Mariana, e Morro do S, no Campo Limpo, transbordaram. O aeroporto de Congonhas fechou por 58 minutos.
Em Moema, a chuva forte começou por volta das 15h, alagando ruas e pontos da avenida Ibirapuera.
Um posto de gasolina foi invadido pela água. Na loja de conveniência do local, vários produtos foram perdidos, como refrigerantes, alimentos e garrafas de lubrificante. Funcionários se abrigaram em cima de mesas e cadeiras.
A bomba de gasolina, lotada de água, parou de funcionar. "Perdemos uns R$ 10 mil. Fora os clientes que não puderam abastecer. Amanhã [hoje] também ficaremos fechados", relatou a funcionária Fabiana Ferreira, 34.
O carro da administradora de empresas Renata Mariani, 41, foi invadido pela água e parou de funcionar. "Tudo foi muito rápido, meu carro morreu em segundos quando a água entrou."
O muro do estacionamento de uma concessionária na av. Ibirapuera desabou. A água atingiu carros novos e de funcionários.
OUTONO COMEÇA NESTA SEXTA
Na sexta-feira (20), o outono começa pontualmente às 19h45. O dia será marcado por muitas nuvens, aberturas de sol e sensação de tempo abafado. As pancadas de chuva acontecem de maneira isolada entre o meio da tarde e o início da noite. Os termômetros variam entre 19ºC e 27ºC.
No sábado (21), o sol aparece entre muitas nuvens no período da manhã e as temperaturas entram em elevação. A aproximação de uma frente fria aumenta a quantidade de nuvens no transcorrer da tarde e aumenta a condição para chuvas mais generalizadas e fortes no final do dia. Há potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos. A temperatura oscila entre 20ºC e 28ºC.
O domingo (22) será de tempo fechado e chuvoso na região metropolitana de São Paulo com queda de temperatura.