Sistema simples ajuda a captar 1.200 litros de água da chuva por mês

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 18/02/2015
Imagem ilustrativa/ arquivo

Qualquer pessoa pode reaproveitar água da chuva em casa, basta ter dois galões de 200 litros, um cano e uma furadeira. A ideia simples e prática foi criada pelo biólogo Eduardo Panachão, de Londrina, no norte do Paraná.

Ao ligar o cano nas calhas de casa e nos galões, ele consegue captar até 1.200 litros de água nos períodos mais chuvosos. Desse jeito, os jardins e a horta estão sempre molhados. E é com chuva que Panachão ainda lava a área externa da casa. “A gente via a água escorrer do telhado e dizia: não é possível não pegar pelo menos um pouquinho e aproveitar”, lembra. A água que sai da calha e vai direto para o barril, passa por uma redinha que ajuda a evitar que larvas do mosquito da dengue caiam dentro do reservatório.

“É gostoso ver que dá para captar água sem fazer um grande esforço. Em uma tarde eu fiz esse sistema”, diz Eduardo Panachão. Com o sistema caseiro, o biólogo paga apenas a taxa mínima de água. “É uma questão de estar preparado mais para frente, para algo que vai acontecer. Já estamos vendo falta de água em São Paulo. Dessa foram você vai ter uma alternativa de água mais limpa, que vem do céu”, destaca. O professor de Recursos Naturais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Efraim Rodrigues, lembra que toda água consumida pelos seres humanos já foi água de chuva em algum momento. “Precisamos estar atentos à potencialidade dessa água. Podemos utilizá-la na lavagem de as áreas externas e também nos vasos sanitários, uma vez que nesses locais a água não precisa ter qualidade. Já, se a ideia é chegar a um patamar de potabilidade, é preciso realizar a filtragem com carvão ativado, isso aumenta a qualidade da água”, explica o professor.

Confira matéria completa AQUI