'Milagre' ocorrido há 20 anos no RS serviu para beatificar freira

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 24/11/2014
Milagre teria ocorrido em Porto Alegre há 20 anos (Foto: Reprodução/RBS TV)

Uma religiosa italiana que viveu no Brasil foi beatificada numa cerimônia na Catedral da Sé, em São Paulo. Madre Assunta Marchetti se tornou beata após supostamente ressuscitar um homem que havia sofrido uma parada cardíaca. O caso ocorrido em Porto Alegre há 20 anos foi reconhecido como "milagre" pelo Vaticano, como mostra a reportagem do Teledomingo da RBS TV.

Heraclides Teixeira Filho era engenheiro civíl, casado e tinha três filhos. Em meio a um exame no coração, o homem de 45 anos teve uma extensa parada cardíaca e foi considerado morto pela equipe médica do Hospital Mãe de Deus.

"A enfermeira uma hora falou para o médico: 'Por que estamos insistindo se nós estamos com um morto aqui na mesa?'", recorda Marco Aurélio Teixeira, um dos filhos de Heraclides.

Ainda assim, os médicos realizaram uma cirurgia de ponte de safena. No entanto, todas as possibilidades pareciam esgotadas. Mas havia uma alternativa. "Pedir ajuda divina e ter fé. Acreditar que poderia conseguir pedindo ajuda para ele sair dessa", revela a esposa de Heraclides, Lilian Costa Teixeira.

A enfermeira do bloco do Hospital Mãe de Deus sabia que Heraclides estava mal após o infarto e relembra o que ocorria em outro ponto do hospital. "A madre Alice, que era a irmã presidente naquela época, pegou um santinho da madre Assunta e colocou no tabernáculo, dizendo que intercedesse a Deus e a Jesus pedindo que salvassem o engenheiro", conta a irmã Jacira Onzi. Aos poucos,  o engenheiro começou a reagir e os próprios médicos disseram não saber explicar o que ocorreu.

Após anos de estudo na Itália, o Vaticano reconheceu o ato como um milagre, que serviu como base para o processo de beatificação de Madre Assunta concluído no mês passado.  "A gente não explica. É um caso que a medicina não explica. Só força divina", diz o filho Marco Aurélio Teixeira.

A beatificação é um rito que antecede a canonização, que é quando a religiosa será declarada santa. Em 2012, o Vaticano reconheceu como milagre a cura de um doente brasileiro atribuído à madre.

Depois do episódio, Heraclides viveu por mais 18 anos ao lado da família sem nenhuma sequela. O engenheiro morreu há dois anos deixando um exemplo de fé e gratidão. "Temos que acreditar e ter fé porque Deus é o onipotente, o que é impossível aos homens, é possível a Deus".

Madre Assunta Marchetti nasceu na Itália e embarcou para o Brasil em 1895 como missionária para ajudar os imigrantes que vinham para cá em busca de uma vida melhor. Em São Paulo, ela ajudou a fundar dois orfanatos e dedicou a vida a cuidar de crianças e órfãos.