Padre e 3 pessoas são presos por apropriação de dinheiro de igreja

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 20/11/2014

O Núcleo do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em Guarapuava, na região central do Paraná, realizou ontem (19) a Operação Sacrilégio para apurar possíveis fraudes no âmbito da Igreja Católica. 

A ação policial foi motivada por supostas apropriações de recursos do Setor de Obras da Mitra Diocesana, órgão responsável por construções para a Igreja Católica no município de Guarapuava.

A Justiça da Comarca decretou a prisão temporária, por cinco dias (com prazo prorrogável), de quatro pessoas (dentre as quais um padre). De acordo com as investigações do Gaeco, os detidos teriam se associado para desviar dinheiro do setor, apresentando na prestação de contas notas "frias" e superfaturadas.

Também foram expedidos sete mandados de busca e apreensão, cumpridos nas residências dos investigados, no escritório do setor de documentação da Mitra Diocesana e nas dependências de uma empresa, a qual seria uma das possíveis responsáveis pelas emissões de notas fiscais "frias". 

Diversas pessoas foram convocadas para prestar declarações na sede do Gaeco de Guarapuava. A operação contou com o apoio dos demais núcleos do Gaeco no Paraná.