OMS diz que já chegam a 5.160 as mortes devido à epidemia de ebola

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 12/11/2014
Foto: arquivo

SÃO PAULO, SP - A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta quarta-feira (12) que o número de mortes devido à epidemia de ebola no oeste da África já passou de 5 mil.

Segundo a agência de saúde da ONU, já são 5.160 pessoas mortas.

Ao todo, acredita-se que o total de pessoas infectadas pelo vírus seja de 14.098. A grande maioria está em três países do oeste africano - Guiné, Libéria e Serra Leoa.

A OMS revelou que há sinais de que a taxa de novas infecções pode estar diminuindo na Guiné e na Libéria, mas continua em alta em Serra Leoa.

A agência acrescentou ainda que mesmo esses altos números podem estar subestimados, já que muitos doentes têm medo de procurar atendimento ou são incapazes de fazê-lo.


TURISMO

Em tom de súplica, o coordenador da ONU para a luta contra o ebola, David Nabarro, defendeu nesta quarta a revitalização do turismo em Serra Leoa, na Guiné e na Libéria.

"Quero convidar a todos para continuarem a viajar, inclusive para áreas onde há ebola", disse a ONGs presentes em encontro na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

"Espero encorajar os turistas a irem a esses países, incentivando os empregadores a continuar a trabalhar com eles. Não há razão para não fazer isso", disse Nabarro.

Ele ressaltou que regularmente viaja para Freetown, Conacri e Monróvia, as capitais dos três países, e elogiou as cidades, que afirmou serem lugares fabulosos para o turismo".

O coordenador da ONU lembrou que o vírus não é transmitido pelo contato direto com ninguém e que na maioria das vezes a doença pode ser combatida se for diagnosticada precocemente.

"Se o isolamento imposto aos países atingidos pelo ebola se estender, a recuperação da economia desses países será ainda mais difícil", concluiu.