Doleira da Operação Lava Jato é condenada a 18 anos de prisão

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 22/10/2014

A doleira Nelma Mitsue Penasso Kodama, acusada de atuar em parceira com Alberto Youssef no esquema de lavagem de dinheiro que movimentou mais de R$ 10 bilhões, foi condenada pela prática de 91 crimes de evasão de divisas, que atingiram o montante de US$ 5.271.649,42 entre maio e novembro de 2013.

Ela também foi condenada por outras ilegalidades como crimes contra o sistema financeiro no mercado de câmbio negro e corrupção ativa, além de crime de pertinência à organização criminosa. Ao todo, a pena foi de 18 anos de prisão em regime inicialmente fechado. Esta é a segunda sentença de ações originadas a partir da Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF). Também foram condenados outros sete réus. A sentença foi divulgada nesta quarta-feira (22) pela Justiça Federal do Paraná.

Nelma está presa na Casa de Custódia de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi presa no Aeroporto Internacional de Guarulhos durante a Operação Lava Jato em março deste ano. Conforme o Ministério Público Federal (MPF), a doleira tentou fugir – com 200 mil euros escondidos na calcinhanha – para a Itália ao saber que estaria sendo investigada pela Polícia Federal.  

Fonte: G1/GLOBO.COM