Detran do Paraná adota modelo de gestão inédito no Brasil

Autor: Da Redação,
terça-feira, 21/10/2014

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) realiza nesta quarta-feira (22/10) mais uma etapa do processo interno que garante que funções gerenciais sejam ocupadas por servidores estatutários da autarquia. Com a iniciativa, o órgão seleciona funcionários de carreira para ocupar 225 cargos existentes nas 101 unidades espalhadas pelo Estado e na sede administrativa em Curitiba. 

O sistema de escolha de servidores por critérios técnicos faz parte da reestruturação organizacional implantada no Detran. Em abril de 2012 foi lançado o primeiro edital para os interessados em ocupar as posições abertas. Agora, o processo passa por uma nova etapa, de mobilidade. 

“Embora a designação dos servidores para cargos de gestão seja de livre nomeação, o Detran do Paraná optou pela investidura nas funções com base em critérios técnicos”, explica o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad. “Somos o primeiro órgão público do Estado e do Brasil a realizar um processo neste formato”. 

Traad explica que o objetivo é melhorar o ambiente de trabalho e valorizar os servidores, além de fortalecer a instituição e garantir mais qualidade nos serviços prestados aos usuários. Os servidores selecionados passam a receber por Funções Comissionadas de Confiança (FCC). “O modelo é pensado na busca pela eficiência e isonomia, de forma que as rotinas de trabalho não sofram interferências a cada quatro anos”, diz Traad. 

A avaliação leva em conta o desempenho funcional dos servidores. “O Detran passa por um processo de mudanças estruturais, construído com os funcionários. Para as funções de confiança analisamos critérios técnicos e de desempenho. Como a função é gerencial, o servidor deve ter habilidade de liderança, ser cooperativo, responsável e pró ativo”, explica o diretor. 

PROVAS - Todos os funcionários efetivos, com no mínimo um ano de serviço no Detran, podem participar da seleção. No domingo (19), 386 candidatos às vagas nas Ciretran fizeram a avaliação.

Nesta quarta-feira (22), realizam o exame 127 servidores que concorrem às vagas para as coordenadorias. Foram 513 inscritos para as provas, que acontecem simultaneamente em Curitiba, Londrina, Maringá, Guarapuava, Cascavel, Umuarama, Jacarezinho e Francisco Beltrão. 

Depois das provas de conhecimento técnico, os funcionários passam ainda por avaliação de formação profissional, títulos, assiduidade no trabalho e trajetória funcional. 

Adilson Pieczykolan, servidor em Curitiba e candidato à vaga de supervisor de Ciretran, informa que o processo de seleção é um incentivo. “É uma chance de ter um cargo melhor, que antes não chegava a todos os servidores. Agora todos podem participar e é escolhido quem estiver melhor preparado”, afirma. 

Para a servidora do Detran em Londrina, Renata Aguiar de Lima, a avaliação cobra principalmente bom atendimento ao público. “Tudo que caiu na prova faz parte do nosso dia a dia na Ciretran. Também é preciso ter conhecimento sobre resoluções do Contran, do Denatran, e situações que envolvem o relacionamento interpessoal”, avalia.