Pilotos da Lufthansa ameaçam fazer mais paralisações nesta semana

Autor: Da Redação,
terça-feira, 21/10/2014

SÃO PAULO, SP - O sindicato dos pilotos da Lufthansa disse que poderá convocar mais paralisações nesta semana se a companhia alemã não retomar as negociações sobre a aposentadoria.
Os pilotos da Lufthansa iniciaram uma greve às 13h (9h em Brasília) na segunda-feira (20) em voos de curta e média distância e ampliaram a ação para incluir voos de longa distância nesta terça-feira (21).
Esta é a oitava greve dos pilotos neste ano.
"Nós explicitamente não descartamos novas paralisações esta semana se a Lufthansa não ceder", disse Markus Wahl, membro do conselho do sindicato Vereinigung Cockpit. Ele afirmou, no entanto, que espera que a companhia vá fazer uma nova oferta em breve.
A paralisação, que deverá durar até esta terça às 23h59 (19h59 em Brasília), afeta 166 mil passageiros e forçou a empresa a cancelar 1.511 voos.
O principal ponto de desacordo entre os pilotos e a companhia é a reforma da aposentadoria antecipada, direito até agora dos 5.400 pilotos do grupo Lufthansa, que inclui a companhia aérea homônima, a divisão de transporte de mercadorias Lufthansa Cargo e a filial de baixo custo Germanwings.
O atual sistema permite aos comandantes deixar de trabalhar a partir dos 55 anos com 60% do salário base.
Segundo Lufthansa, os comandantes chegam à aposentadoria antecipada com uma média de idade de 59 anos e a intenção é atrasá-la gradualmente até os 61 anos.
BRASIL
Seis voos desta terça na rota do Brasil foram cancelados. Nesta quarta (22), não há previsão de voos cancelados.
Na linha Frankfurt-SP, o LH506, que chegaria às 7h05, e o LH507, que partiria às 19h40. Na linha Munique-SP, o LH504, que chegaria às 8h05, e o LH505, que sairia às 19h.
Entre o Rio e Frankfurt, o LH501 e o LH500.
Os passageiros com voos cancelados podem alterar sua reserva sem custos extras ou pedir o reembolso.
Aqueles com viagens marcadas para esta segunda e terça também podem remarcar a passagem sem custos.
As novas reservas devem ser feitas para antes de 31 de janeiro de 2015 e não se permitem alterações de origem, destino ou classe.
Passageiros com voos domésticos na Alemanha também podem trocar suas passagens por bilhetes de trem.
O telefone de informações é o 0800-7710027.