Presos mantêm dois agentes reféns há mais de 13 horas no Paraná

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 20/10/2014

SÃO PAULO, SP - Dois agentes penitenciários são mantidos reféns numa rebelião que dura mais de 13 horas na Penitenciária Estadual de Maringá (a 424 km de Curitiba).

Por volta das 17h30, dois agentes penitenciários foram feitos reféns por um grupo de 60 presos em uma das galerias do presídio. Não há informações sobre o estado de saúde dos reféns, segundo a PM.

As negociações com os detentos foram suspensas na noite de domingo (19) e serão retomadas na manhã desta segunda-feira (20). A Polícia Militar e o Depen (Departamento de Execução Penal do Estado do Paraná) negociam com os presos.

Segundo a PM, os rebelados exigem a transferência de detentos para outros presídios. Esta foi a 22ª rebelião em presídios do Paraná neste ano. Os agentes penitenciários, que já ameaçaram entrar em greve neste ano, se queixam de falta de segurança.

HISTÓRICO

Outras unidades prisionais do Paraná tiveram rebeliões longas. Na última segunda-feira (13), doze agentes penitenciários e sete presos foram feitos reféns em uma rebelião na Penitenciária Industrial de Guarapuava (a 252 km de Curitiba).

A rebelião terminou cerca de 48 horas depois com direito a presos sendo pendurados de ponta-cabeça e agredidos em cima do telhado. Os agentes foram libertados sem ferimentos graves.

Em agosto, a mais grave delas terminou com cinco presos mortos na penitenciária de Cascavel (oeste do Estado), sendo dois deles decapitados.