2 - PM é preso após morte de camelô durante operação na zona oeste de SP

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 18/09/2014

SÃO PAULO, SP - Um policial militar foi preso nesta quinta-feira (18) após a morte de um comerciante ambulante durante operação na região da Lapa, na zona oeste de São Paulo. Houve correria e depredação e ônibus e telefones públicos após o camelô ter sido atingido na região da cabeça.
O tumulto ocorreu no fim da tarde desta quinta durante uma Operação Delegada, da Polícia Militar, que combatia a ação de camelô irregulares na região. Inicialmente, a PM afirmou que os policiais foram cercados na rua 12 de Outubro e que o disparo aconteceu quando os ambulantes tentaram retirar o colete à prova de balas e a arma de um militar.
Apesar disso, imagens feitas por um celular e veiculadas pela Jornal da Record flagraram o momento do disparo. O policial estava com uma arma na mão direita e um spray de pimenta na esquerda, ao lado de outros dois PMs que imobilizavam um homem. O ambulante então tenta pegar o spray do policial, que leva a mão com a arma em direção ao homem, provocando o disparo.
As imagens ainda mostram quando o policial se afasta e coloca a arma no chão, enquanto o camelô permanece caído na calçada. Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital das Clínicas, onde chegou já morto.
A Secretaria de Segurança Pública afirmou em nota que o PM "foi preso em flagrante por homicídio pelo batalhão a que pertence, o CPAM-5, e deverá igualmente ser autuado em flagrante pelo DHPP nesta madrugada".
A pasta disse ainda que "o caso está sendo apurado tanto pela Corregedoria da PM quanto pela Polícia Civil. Os envolvidos estão sendo ouvidos neste momento pelo delegado, a as imagens estão sendo analisadas. (...) A Secretaria de Segurança não compactua com desvios de conduta de policiais".