Comitiva de Icém vence concurso da Queima do Alho, em Barretos

Autor: Da Redação,
domingo, 31/08/2014

JOÃO ALBERTO PEDRINI, ENVIADO ESPECIAL*
BARRETOS, SP - A comitiva Água Doce, de Icém (a 496 km de São Paulo), venceu neste sábado (30) o concurso da Queima do Alho, na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (a 423 km de São Paulo).
Em segundo lugar ficou a comitiva São Jorge, de Barretos, e na terceira colocação a comitiva Ozorinho, de Mirassol (a 452 km de São Paulo).
A Queima do Alho é uma tradicional competição culinária que reproduz os costumes das refeições preparadas pelas comitivas de gado pelo interior do Brasil.
João Paulo Martins, 69, coordenador oficial do concurso e membro do Os Independentes, que organiza o evento, diz que foi a Queima do Alho que deu origem à festa de Barretos.
Em 1955, comitivas que se concentravam na cidade --e que levavam gado para o frigorífico Anglo (hoje, Friboi)-- resolveram fazer um concurso para eleger quem tinha a melhor tralha e a melhor comida.
No ano seguinte, um grupo de jovens, solteiros, resolveu promover uma festa --junto com a Queima do Alho-- que se tornaria décadas depois o evento mais tradicional do gênero do país e um dos principais do mundo.
CONCURSO DO BERRANTE
Junto com a Queima do Alho foi realizado ainda o concurso de berrante, que terminou empatado entre Claudio Moreto, de Formosa do Oeste (PR), e Alceu Garcia, de Barretos.
Na categoria feminina quem venceu foi Karina Barleta de Lima, 18, conhecida como Karina Berranteira, de Iturama (MG).
Segundo a organização, os dois eventos são realizados para manter viva a tradição sertaneja.
*O jornalista se hospedou em Barretos a convite de Os Independentes.