Novo atentado em Bagdá mata ao menos 11 pessoas

Autor: Da Redação,
terça-feira, 26/08/2014

SÃO PAULO, SP - Um carro-bomba explodiu nesta terça-feira (26) em uma área xiita no leste de Bagdá, matando pelo menos 11 pessoas, segundo as autoridades.
O carro explodiu pela manhã na principal área comercial do bairro de Nova Bagdá. Ele estava estacionado perto de um mercado ao ar livre e de um escritório da polícia de trânsito, disse um policial. O ataque também feriu 31 pessoas. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque.
SÉRIE DE ATENTADOS
O atentado aconteceu um dia depois de uma série de ataques a áreas xiitas em várias cidades, incluindo Bagdá, matando pelo menos 58 pessoas –incluindo 15 homens-bomba.
Em declarações publicadas na internet, a facção sunita Estado Islâmico (EI) reivindicou a responsabilidade pelo ataque a uma mesquita também em Nova Bagdá e por outro ataque no distrito de Utaifiya, em Bagdá, na realizados segunda (25).
Em dois tuítes separados, o EI também disse ter realizado outros dois ataques na segunda, nas cidades de Karbala e Hillah, que mataram ao menos 23 pessoas.
CRISE
O número de atentados no Iraque aumentou consideravelmente desde 2012.
Os terroristas têm como alvos frequentes as cafeterias, mercados, mesquitas e outros locais de muito movimento.
A situação piorou ainda mais desde que os insurgentes sunitas do EI iniciaram uma ofensiva em 9 de junho e assumiram o controle de amplas áreas em cinco províncias do país, o que provocou a fuga de dezenas de milhares de pessoas.
O Iraque vive um momento delicado, o primeiro-ministro designado, Haider al-Abadi, tenta formar um novo governo de unidade entre sunitas, xiitas e curdos para enfrentar o EI.