ATUALIZADA - Soldados ucranianos entram em cidade rebelde

Autor: Da Redação,
domingo, 17/08/2014

SÃO PAULO, SP - As forças ucranianas conseguiram ocupar no sábado (16) uma delegacia de polícia em Lugansk (leste da Ucrânia), cidade na fronteira com a Rússia que desde abril está sob controle dos separatistas pró-russos. A informação é do governo ucraniano e não foi confirmada pelos rebeldes.
Apesar do avanço em território rebelde, os separatistas derrubaram um outro caça ucraniano neste domingo (17) na região de Lugansk. O piloto se ejetou e foi resgatado com segurança, segundo os militares ucranianos.
A Ucrânia denunciou ainda que a Rússia introduziu três lançadores múltiplos de foguetes, além de cometer dez violações do espaço aéreo por aviões não-pilotados.
O incidente aconteceu horas antes de uma reunião entre os ministros de Relações Exteriores de Rússia e Ucrânia, Sergei Lavrov e Pavlo Klimkin, em Berlim (Alemanha), com o objetivo de reduzir a hostilidade e permitir a chegada de ajuda humanitária ao leste da Ucrânia.
O comboio russo com 262 caminhões de ajuda está sendo inspecionado por representantes da Cruz Vermelha.
O governo ucraniano não garantiu a segurança do comboio, que para chegar a Lugansk deve atravessar uma das áreas em que são travados combates entre pró-russos e o Exército de Kiev.