Baixa umidade do ar deixa Ribeirão em estado de alerta nesta segunda

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 11/08/2014

RIBEIRÃO PRETO, SP - A umidade relativa do ar em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) esteve abaixo dos 20% durante toda a tarde desta segunda-feira (11).
Dados do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) mostram que a umidade às 15h20 chegou a 14,3%. É o mesmo clima do deserto do Saara.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), umidade relativa do ar abaixo de 20% é classificada como estado de alerta.
Na última quarta (7) e quinta-feira (8), o índice atingiu o nível mais baixo do ano e chegou a 13,4%. Abaixo de 12% já é considerado estado de emergência.
Quando o nível chega ao estado de alerta, a recomendação é evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, e aglomerações em ambientes fechados, e usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Em dias muito secos, a recomendação é consumir muita água e evitar exercícios físicos entre 11h e 15h.
Segundo Ipmet (instituto de meteorologista) da Unesp em Bauru, os níveis de umidade devem subir a partir desta quarta-feira (13) com a chegada de uma frente fria. As temperaturas mais baixas colaboram com o aumento da umidade.
PRECAUÇÃO
A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto informou que faz o acompanhamento da umidade do ar e, quando ela baixa a níveis preocupantes, retira das ruas profissionais como agentes de controle de vetores e comunitários de saúde.
A orientação é que, nessas situações, os respectivos profissionais desenvolvam atividades em ambiente arejado e bem ventilado.
Já as escolas municipais estão orientadas a substituir atividades que exijam esforço físico, no período das 10h às 15h, por atividades como jogos de mesa e outras de teor pertinente ao conteúdo pedagógico programado, em local coberto e arejado.
O consumo de água também é estimulado com maior intensidade durante esse período, segundo a Secretaria da Saúde.