Sobe para 110 o número de cidades afetadas pelas chuvas no Sul

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 09/06/2014

SÃO PAULO, SP - Subiu para 110 o número de cidades que tiveram prejuízos devido às fortes chuvas que atingiram os Estados do Paraná e de Santa Catarina nos últimos três dias, segundo boletins da Defesa Civil divulgados na manhã desta segunda-feira (9).

Nove pessoas morreram após enchentes e desmoronamentos no PR e um morador da região de Guarapuava (PR) foi arrastado pela enxurrada e continua desaparecido.

São 86 municípios afetados no Paraná --eram 70 no domingo-- e 24 em Santa Catarina.

No Paraná, são 9.966 pessoas que tiveram que sair de suas casas devido às chuvas dos últimos três dias. Destas, 2.286 permanecem em abrigos e 49 nas casas de parentes e amigos, aponta levantamento da Defesa Civil.

Após três dias, a chuva começou a dar trégua na noite de domingo (8). Municípios ainda tentam contabilizar os prejuízos.

O governador Beto Richa (PSDB) assinou nesta segunda-feira (9) um decreto que declara situação de emergência em 77 das cidades atingidas.

Também devem ser adiantados R$ 6 milhões em recursos para compra de vacinas e medicamentos, entre outros.


SANTA CATARINA

A situação também é grave em Santa Catarina, onde 24 municípios foram atingidos pelas chuvas. Cerca de 16 mil pessoas ficaram desalojadas em todo o Estado e outras 670 estão em abrigos, informa a Defesa Civil estadual.

Após enchentes, o município de Rio Negrinho decretou estado de calamidade pública. Outras quatro cidades de Santa Catarina decretaram situação de emergência: Jaraguá do Sul, Corupá, Rio dos Cedros e Timbó.

Apesar da trégua nas chuvas, o nível das barragens ainda causa preocupação no Estado. Segundo a Defesa Civil, ainda há risco de inundações nas regiões do planalto norte de SC, no Vale do Itapocu e no Alto e Médio Vale do Itajaí.

Em alguns pontos, o nível dos rios começa a estabilizar. Em outros, a característica das bacias hidrográficas faz com que ainda continuem subindo, informa o órgão.

Em José Boiteux, a barragem atingiu 85% da capacidade devido às chuvas do final de semana. Duas comportas foram fechadas -o objetivo é evitar que as águas atinjam outros municípios.

Em Taió, a barragem atinge 18,40 metros, e cinco comportas estão fechadas. A barragem em Ituporanga e o nível dos rios em outros municípios do Estado também estão sendo monitorados.

Devido aos alagamentos, as aulas foram canceladas nas escolas estaduais de ao menos cinco municípios: Doutor Pedrinho, Benedito Novo, Timbó, Rodeio e Rio dos Cedros. As aulas também foram suspensas em duas escolas de Indaial que estão sendo usadas como abrigos.


PREVISÃO DO TEMPO

Após as chuvas, Santa Catarina deve ter tempo seco e sol ao longo de toda esta semana, segundo informações do Epagri/Ciram (Centro de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

No Paraná, ainda pode chover no litoral e também no noroeste e norte do Estado, de acordo com o Simepar. Nas outras regiões, especialmente no interior, sol volta a aparecer na tarde desta segunda-feira.