Escritor Philip Roth diz ter feito sua última leitura pública

Autor: Da Redação,
domingo, 11/05/2014

SÃO PAULO, SP - O romancista americano Philip Roth, que anunciou há um ano e meio atrás que havia parado de escrever ficção, disse ter feito também sua última leitura pública.
As informações são do jornal "The New York Times".
Roth, de 81 anos, fez o novo anúncio durante sua leitura pública, na última quinta-feira, num instituto cultural em Manhattan, em Nova York, que atingiu capacidade máxima de público.
"Vocês podem anotar: essa foi com certeza a última aparição que farei em qualquer palco em público, em qualquer lugar", disse Roth à imprensa presente.
Seu agente, Andrew Wylie, afirmou por e-mail ao jornal americano que a afirmação de Roth é real.
"Tenho certeza que Philip quis dizer o que disse. Vocês devem acreditar na palavra dele."
Depois, confirmou com um segundo e-mail em letras garrafais: "foi com certeza a última aparição pública dele em qualquer palco".
Mesmo antes de sua leitura pública de quinta-feira, sua presença no local era rara. A última vez que havia feito algo parecido no instituto cultural foi em 1993.
Originalmente, sua aparição no local estava marcada para outubro, mas foi adiada. Na quinta-feira, finalmente, ele fez a leitura de duas longas passagens de "O Teatro de Sabbath", livro de 1995.
Na próxima semana, o escritor deve receber a Medalha do Artista Yaddo num banquete, a ser realizado também em Nova York.