Casal Kirchner aumentou gastos com publicidade em 3.005%, diz entidade

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 07/03/2014





Por Lígia Mesquita

BUENOS AIRES, ARGENTINA, 7 de março (Folhapress) - De 2003 a 2013, primeira década dos Kirchner no comando da Argentina, os gastos com publicidade oficial do governo aumentaram 3.005%, segundo a Fundação LED (Liberdade de Expressão + Democracia).

Um novo relatório da entidade mostra que só no ano passado a Casa Rosada usou 1,3 bilhão de pesos para propaganda. No total, o governo de Cristina Kirchner destinou 10,1 bilhões de pesos para publicidade, seu sistema público de meios de comunicação (TVs, agência de notícias etc) e o programa Futebol para Todos -as transmissões estatais de partidas de futebol. Durante os intervalos dos jogos, o canal público de TV faz propagandas pró-Cristina Kirchner.

"Essa massa de recursos está colocada a serviço da manutenção do relato [pró-governo]", afirmou a diretora da LED, Silvana Giudici.

O governo de Cristina é acusado de não distribuir de maneira igualitária a verba de publicidade oficial. Os veículos de comunicação considerados críticos ao governo praticamente não recebem aportes da Casa Rosada.

No mês passado, a Suprema Corte de Justiça da Argentina decidiu que o governo precisa incluir o canal 13 de televisão, do grupo Clarín, em seu reparte de publicidade. Na sentença, a corte alega a defesa da liberdade de expressão e a "proteção da atividade crítica" dos jornalistas.