Poços ganham dispositivo contra vazamento de água

Autor: Da Redação,
domingo, 23/02/2014





RIBEIRÃO PRETO, SP, 23 de fevereiro (Folhapress) - Cidade que sofre com constantes faltas de água em diversos bairros, Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) vai instalar nos poços da rede de abastecimento um dispositivo para controlar a pressão na captação de água.

O objetivo é evitar que a pressão da água provoque o rompimento da tubulação. Na cidade, são frequentes os vazamentos na rede de distribuição.

Por vezes, o vazamento provoca a erosão do solo e abre buracos no asfalto das vias, além de aumentar o desperdício de água.

O dispositivo deverá ser instalado nas bombas dos 109 poços em operação na cidade, segundo informou o Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto), autarquia ligada à prefeitura.

O mecanismo permite que o acionamento da bomba seja feito de forma gradual, permitindo o controle da pressão no encanamento.

Na última quinta-feira, moradores do bairro Ipiranga, na zona norte, entraram em confronto com policiais militares e bombeiros após uma manifestação ter ateado fogo a galhos e pneus para interditar as ruas General Câmara e Avanhandava.

Ontem, reportagem da "Folha de S.Paulo" mostrou que na escola municipal Jaime Monteiro de Barros, no Jardim Aeroporto, zona norte, os alunos ficaram sem ter água para beber e os banheiros não foram lavados por causa da falta de água.