Frio pode ter provocado morte de morador de rua no RS

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 24/07/2013





PORTO ALEGRE, RS, 24 de julho (Folhapress) - A onda de frio que atinge o Sul do país pode ter provocado uma morte ontem, no interior do Rio Grande do Sul. A Polícia Civil gaúcha suspeita que o morador de rua Marino Lourenço Fernandes, 53, tenha morrido de hipotermia em uma área rural de Sinimbu (a 169 km de Porto Alegre).

O corpo foi encontrado ao ar livre no fim da madrugada por moradores de um conjunto de casas de uma fazenda. Não havia sinais de agressões ou de lesões.

A polícia diz que testemunhas relataram que ele havia consumido bebidas alcoólicas em um bar próximo na noite anterior. Essa região do Estado registrou temperaturas em torno de 0ºC ontem.

A exposição de moradores de rua ao frio intenso virou uma preocupação para prefeituras do Sul nos últimos dias. Em Porto Alegre, o número de vagas em albergues foi ampliado para esta semana e equipes fazem abordagens nas ruas para que mais pessoas sejam levadas aos abrigos.

Em São José, cidade vizinha a Florianópolis, a prefeitura decretou situação de emergência devido ao frio para "otimizar" ações de socorro à população mais vulnerável ao rigor do clima.

Mínimas

Ao contrário dos últimos dias, quando a neve se espalhou por cidades de todas as regiões do Sul, não nevou no amanhecer de hoje. Muitas cidades, no entanto, registraram suas menores temperaturas do ano. O frio de 0ºC atingiu até cidades litorâneas, como Itapoá (litoral norte catarinense). Em Florianópolis, fez 2,2ºC.

A mínima em Santa Catarina foi registrada em Urupema, com -7,4ºC, de acordo com o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia). Segundo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em Bom Jesus (RS) os termômetros marcaram -3,8ºC.