Grupo protesta contra importação de médicos em São Luís

Autor: Da Redação,
domingo, 30/06/2013





SÃO PAULO, SP, 30 de junho (Folhapress) - Cerca de cem médicos e outros profissionais da saúde fazem uma manifestação hoje, em São Luís (MA), contra a importação de médicos estrangeiros para atuar no país. O ato é pacífico, segundo a Polícia Militar.

Os manifestantes começaram a se reunir por volta das 9h30, na praça do Pescador, e seguiram em passeata pela avenida Litorânea, que teve uma das pistas interditadas. O grupo também pede no ato melhores condições de trabalho.

Os médicos de todo o país também devem fazer uma paralisação nacional na próxima quarta-feira contra a decisão do governo federal de trazer médicos do exterior para que trabalhem no SUS (Sistema Único de Saúde).

Na semana passada, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) afirmou que sairá ainda este ano o edital para fixar médicos estrangeiros e brasileiros no interior do país e nas periferias de grandes cidades. O governo trabalha com um número próximo a 10 mil médicos que podem ser atraídos pelo edital, a ser lançado nos próximos dias. O número exato de vagas a serem ofertadas ainda será fechado, a depender do interesse dos municípios.

Segundo os médicos, o problema de falta de profissionais da saúde em áreas remotas do país não ocorre porque não há médicos e, sim, por falta de investimentos do governo federal. Eles defendem a implementação de uma carreira federal médica.