Furto de carro em São Paulo é maior perto de metrô e hospital

Autor: Da Redação,
terça-feira, 20/04/2010
Ruas Loefgreen e a Maestro Cardim são duas das mais visadas por criminosos

A proximidade com grandes hospitais e estações do metrô é o principal atrativo para os ladrões de carros em São Paulo. É isso o que mostra o mapa do roubo e do furto de veículos na capital paulista. Um levantamento exclusivo feito pelo jornal O Estado de S. Paulo revela as ruas mais visadas pelos ladrões em 2009, nas oito regiões em que a polícia divide a cidade, e os horários e dias preferidos pelos bandidos para agir.

A pesquisa foi feita na base de dados do Infocrim, um sistema de dados criminais da polícia, cujo conteúdo é mantido em sigilo mesmo quando pode ajudar a prevenir crimes. Foi por meio desses dados que ficou possível determinar que em três regiões - sul, oeste e centro - as vias recordistas de furtos ficam perto de hospitais. São elas: a Loefgreen, na Vila Mariana (zona sul), a Maestro Cardim, no Paraíso (centro), e a Barão do Bananal, na Pompeia (zona oeste).

As ruas Loefgreen e a Maestro Cardim são velhas conhecidas da polícia. Perto da primeira está o Hospital São Paulo e da segunda, o Beneficência Portuguesa. Em 2009, ocorreram 126 furtos nas duas ruas. Já a Barão do Bananal fica próxima do Hospital São Camilo, além de bares e restaurantes. Mas a recordista de furtos no ano passado na capital é a rua Alvinópolis, localizada entre as estações Penha e Vila Matilde do Metrô. Atualmente os furtos representam pouco mais de 50% do total de carros levados por ladrões.