Explosões atingem áreas xiitas de Bagdá e matam ao menos dez

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 16/05/2013





SÃO PAULO, SP, 16 de maio (Folhapress) - Três explosões atingiram hoje mercados de bairros xiitas da capital do Iraque, Bagdá, matando pelo menos dez pessoas.

Dois carros-bomba explodiram em movimentados mercados de Sadr City, matando pelo menos 11 pessoas e ferindo outras 18. A terceira explosão aconteceu em um pequeno mercado no bairro de Kamaliya, matando mais três, segundo a polícia.

"Quando a explosão aconteceu, foi o caos, as pessoas estavam correndo para todo lugar para retirar vítimas. Vi dois funcionários de uma padaria que ficaram completamente queimados", disse o comerciante Hussein Mahdi, que estava no local.

Também na capital, na área de Baya, o irmão do deputado do bloco opositor Al Iraqiya, Ahmad al Mesari, morreu durante um assalto de um grupo armado contra uma concessionária de carros de sua propriedade.

Os fatos ocorrem um dia depois de pelo menos 25 pessoas terem morrido em um uma série de atentados em diferentes distritos de maioria xiita de Bagdá. Um total de nove carros-bomba explodiram, ontem, em bairros como Cidade Sadr, Zafaraniya, Kazamiya e Nova Bagdá.

Nenhum grupo assumiu de imediato a autoria dos atentados, mas insurgentes sunitas, inclusive ligados à rede terrorista Al Qaeda, têm intensificado ataques desde o começo do ano, buscando causar um conflito sectário.

Na cidade de Mossul, pelo menos dois soldados morreram e outros cinco ficaram feridos após a explosão de um veículo carregado de explosivos e conduzido por um terrorista suicida contra um base militar. Um segundo carro-bomba explodiu junto a uma patrulha policial na mesma cidade e deixou dois agentes e um civil feridos.

O Iraque vive uma crescente da violência desde a retirada das tropas americanas do país em dezembro de 2011, com vários atentados contra as forças de segurança e alvos xiitas.