Atentado deixa pelo menos 20 mortos em comício

Autor: Da Redação,
sábado, 06/04/2013

SÃO PAULO, SP, 6 de abril (Folhapress) - Pelo menos 20 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas hoje após um homem-bomba detonar explosivos em um comício de um partido opositor na cidade de Baquba, na Província de Diyala, no nordeste do Iraque.

Segundo as autoridades locais, o atentado aconteceu ao lado de uma tenda que concentrava os líderes do partido Al Iraquiya, que congrega islâmicos xiitas e sunitas e é a principal agremiação da oposição ao governo do primeiro-ministro Nouri al Maliki.

A ação começou quando o terrorista lançou uma granada no local. Em seguida, explodiu um cinto de bombas que carregava. Dentre os feridos, está o organizador do comício, Muthana al Yurani, além de líderes de clãs e autoridades da região. A polícia diz que ele não pediu reforço na segurança para o ato político.

As forças de segurança cercaram o local para evitar novos ataques, enquanto as equipes de resgate retiravam os feridos e os levavam para hospitais da região. De acordo com as equipes, o número de mortos pode aumentar, devido ao estado de gravidade da maioria dos feridos.

As mortes acontecem em meio à campanha eleitoral para as eleições regionais no Iraque, que acontecerão em 20 de abril em meio à tensão sectária entre sunitas e xiitas. Em 19 de março, o governo iraquiano decidiu adiar por seis meses as eleições nas Províncias de Al Anbar e Ninawa, de maioria sunita.