Galo da Madrugada faz "transposição" de foliões no Recife

Autor: Da Redação,
sábado, 09/02/2013





Por Fábio Guibu

RECIFE, PE, 9 de fevereiro (Folhapress) - O Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo, segundo o "Guinness Book", o livro dos recordes, homenageia o rio São Francisco em seu 36º desfile pelo centro de Recife (PE).

Com o tema "o Rio São Francisco deságua no mar do frevo", a agremiação saiu às ruas "fazendo a transposição de foliões para outros Estados", disse o presidente do bloco, Rômulo Meneses.

"As ruas cheias de gente são como o rio, levando vida e alegria", afirmou ele.

Para o dirigente, o Galo é uma das fontes de "inspiração" que fizeram renascer o Carnaval de blocos em São Paulo e no Rio de Janeiro.

"Não só influenciamos, mas também recebemos influência", disse Meneses. "Não somos fechados, defendemos o frevo, mas também respeitamos todos os ritmos do Brasil", declarou.

Com 30 trios elétricos orientados a tocar apenas frevo e ritmos pernambucanos, o presidente do Galo previa cerca de dez horas de desfile em um percurso de cinco quilômetros iniciado às 9h, com término previsto para as 19h.

Entre os convidados do bloco estavam alguns baianos, como Carlinhos Brown e Armandinho. Brown deixaria o camarote na passagem do trio do maestro Spok para se integrar ao desfile.

Outros artistas também fariam a transposição do camarote aos trios, como Luiza Possi e Toni Garrido.

Galo x Bola Preta

Envolvido nos últimos anos em uma disputa com o bloco carioca Cordão do Bola Preta sobre quem é a maior agremiação carnavalesca, Meneses minimizou: "Não vejo uma disputa", afirmou. Mas, ao contrário de anos anteriores, ele arriscou um palpite sobre o número de foliões que o bloco pernambucano arrastaria.

"Esperamos 2,5 milhões de foliões, mas se acharem muito, baixamos para 2,499 milhões", disse. Meneses ainda convidou o Bola Preta a participar do Galo e afirmou que, se for convidado pelos cariocas, participaria da festa.

No ano passado, o bloco carioca anunciou ter arrastado mais de 2 milhões de pessoas nas ruas. Este ano, esperava levar 2,5 milhões, segundo estimativa própria.

Fantasias e fogos

Na concentração do Galo da Madrugada, foliões que vararam a madrugada na festa de abertura do Carnaval recifense emendavam a folia.

"Viemos direto de uma festa para a outra", disse o vendedor Rogério Rafael de Souza, 32, que estava acompanhado de três amigos.

O bloco começou o desfile às 9h, após o toque dos clarins e uma salva de fogos de artifícios. Além dos 30 trios elétricos, a agremiação levou às ruas bonecos gigantes articulados, passistas de frevo e quatro carros alegóricos.

Cotado para disputar a Presidência em 2014, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), foi à concentração, onde se encontrou com convidados, como os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Integração Nacional, Fernando Bezerra.