União da Ilha fará homenagem a Vinicius de Morais

Autor: Da Redação,
sábado, 09/02/2013





RIO DE JANEIRO, RJ, 9 de fevereiro (Folhapress) - Uma das escolas mais adiantadas em seus preparativos neste ano, a União da Ilha buscou inspiração de centenário de Vinicius de Morais e em suas letras e poesias para compor o enredo "Vinicius, no plural. Paixão, poesia e Carnaval".

Referências ao candomblé (presente em músicas como Canto de Osanha, composta com Toquinho) estarão em fantasias e alegorias - um Oxalá, orixá de Vinicius, e Mãe Menininha do Gantois serão retratados.

Mas o desfile começa com os finais de semana de sua infância na Ilha do Governador, onde moraram seus pais - o "poetinha" vivia com uma tia em Botafogo (zona sul).

"Encontrei várias referências a sua infância e às namoradas dele na Ilha. Ele escreveu uma crônica e um poema sobre o bairro", diz Alex de Souza, carnavalesco da escola.

O lado boêmio de Vinicius também será mostrado - o último carro será um grande show musical. No desfile, parceiros de Vinicius como Toquinho e Carlos Lira devem estar presentes, assim como sua "musa" Helô Pinheiro, a "garota de Ipanema".

O bairro da zona sul, onde há uma rua nomeada em sua homenagem, será representado numa alegoria.

Outro carro será dedicado ao musical infantil "A Arca de Noé", produzido pela TV Globo nos anos 80.

"Nesses três setores uso muito humor e irreverência para revelar a vida do Vinicius, que foi um homem plural. Ele foi poeta, cronista, dramaturgo, cantor, compositor", diz Souza.



FICHA TÉCNICA DA ESCOLA



Carnavalesco - Alex de Souza

Intérprete - Ito Melodia

Mestre de bateria - Odilon e Riquinho

Rainha de bateria - Bruna Bruno

Mestre-sala - Ubirajara

Porta-bandeira - Cristiane Caldas

Comissão de frente - Sérgio Lobato