Vai-Vai promete brindar com o público em desfile sobre o vinho

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 07/02/2013





SÃO PAULO, SP,7 de fevereiro (Folhapress) - A história do vinho e da humanidade vão se misturar no desfile deste ano da Vai-Vai, tradicional escola do Bixiga, na região central de São Paulo. O enredo "Sangue da Terra, Videira da Vida, um brinde de amor em plena avenida" promete trazer um banquete regado à bebida ao público do Anhembi na noite de amanhã.

A passagem da Vai-Vai começa com uma grande videira, representando a semente da vida, animada pela comissão de frente.

Marcio Paloschi, diretor artístico do desfile deste ano, afirma que o vinho esteve presente em algumas das mais importantes fases da humanidade. "Vamos partir desde o primeiro momento da História, na passagem bíblica em que o Mestre transforma água em vinho. Depois disso, Noé preserva a videira em sua arca, pensando no futuro." O abre-alas, que contará com a presença de Ana Hickman, madrinha da escola, ainda deve mostrar a transformação do vinho para a água.

O enredo ainda deverá passar por vários povos, lendas e mitos, como o Egito, onde Cleópatra apresentou o vinho para Julio César. Baco, deus do vinho na mitologia romana, também será celebrado na avenida. Em seguida, o vinho será lembrado por sua importância em cerimônias religiosas, como na Santa Ceia e na Idade Média.

A Vai-Vai ainda deve mostrar o cultivo da uva trazida pelos imigrantes ao Brasil, e a produção de vinhos nacionais. O público ainda deve presenciar a tradicional pisada, que transforma um barril de uvas em vinho. O uso da bebida nas artes, como no cinema, música e pinturas, também não ficará de fora.

O Carnaval 2013 da Vai-Vai será encerrado com uma arca do futuro --ligada à arca de Noé, do começo de desfile-- que pede a preservação da videira. "Encerramos o desfile pensando no futuro e na sustentabilidade, com uma grande geleira onde todas as sementes possam ser preservadas para as próximas gerações", completa Paloschi.

Quando questionado sobre as alegorias e o papel da bateria no enredo, o diretor artístico preferiu manter silêncio --e o mistério. "A Vai-Vai é sempre uma grande escola, um desfile esperado pelo povo. Posso dizer que vamos brindar esse belíssimo Carnaval com o público com muito vinho, mas o resto é surpresa, vocês vão ter que esperar para ver."