Milhares de caranguejos "invadem" praia de Bertioga

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 09/01/2013





Por Natália Cancian

SÃO PAULO, SP, 9 de janeiro (Folhapress) - A praia de Itaguaré, em Bertioga (litoral de São Paulo), recebeu visitantes inusitados nos últimos dias. São milhares de caranguejos uçá, típicos de manguezais do litoral paulista, que hoje ocupam até 4,5 km da faixa de areia no local.

"A praia está forrada. É um mar de caranguejos", conta a chefe do setor de fauna e flora da prefeitura, Mylene Lyra. Segundo ela, os caranguejos começaram a aparecer no domingo, depois que as chuvas diminuíram a salinidade do mangue, o que prejudicaria a sobrevivência.

Com isso, os caranguejos seguiram pelo rio Itaguaré em direção ao mar. "Eles não resistem por muito tempo ao sol. Na praia, sem a proteção das árvores, eles ficam totalmente vulneráveis. Cerca de metade do que tinha já morreu", afirma Lyra.

Para tentar diminuir o problema, a prefeitura começou um mutirão para recolher os caranguejos e levá-los de volta ao mangue. Segundo Lyra, a salinidade no local já foi recuperada, o que viabiliza o retorno.

A ação ganhou apoio de turistas e de toda a comunidade local. Na Associação Amigos da Riviera de São Lourenço, por exemplo, seis funcionários foram deslocados para ajudar na coleta.

De acordo com o diretor de operações ambientais de Bertioga, Bolivar Barbanti Júnior, esse deslocamento dos caranguejos em direção à praia já havia ocorrido em outros anos, mas nunca em tamanha quantidade.

"São milhares e milhares. Estamos há quatro dias fazendo resgate, e ainda não retiramos nem 20% do que chegou. Estamos correndo contra o tempo para salvar todos", diz.

Segundo ele, a chuva dos últimos dois dias voltou a acender um alerta. "Se esse tempo continuar, podem aparecer mais caranguejos."