Grandes Rios solta 40 mil peixes no Ivaí

Autor: Da Redação,
sábado, 23/04/2011
Comunidade de Grandes Rios fez a soltura de aproximadamente 40 mil alevinos juvenis nas águas do Rio Ivaí

A comunidade de Grandes Rios fez a soltura, nos últimos dias, de aproximadamente 40 mil alevinos juvenis nas águas do Rio Ivaí, através do Programa de Desenvolvimento da Pesca e Aqüicultura, do governo do Estado. Os peixes, todos eles da espécie pacu, foram lançados na região da Balsa do Marolo, divisa de Grandes Rios com Jardim Alegre.

O trabalho foi executado numa parceria envolvendo a Prefeitura de Grandes Rios, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Emater-Pr, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Universidades Estaduais de Londrina e Maringá, Faculdades de Bandeirantes, Ibama e Fundação Terra, com apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores e das Polícias Florestal e Militar. Participaram os prefeitos Sílvio Dainês Filho (DEM), de Grandes Rios, e padre José Martins (PTB), de Jardim Alegre, o gerente regional do IAP em Ivaiporã, Maurício Frederico, o chefe do núcleo regional da Seab de Ivaiporã, Antônio Sgobero, o técnico do escritório local da Emater, Roque Pires da Fonseca, e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Laércio do Carmo da Costa, além de outras lideranças comunitárias.

Segundo Laércio da Costa, o objetivo do projeto, que vem sendo desenvolvido em Grandes Rios em conjunto com os organismos estaduais, é colaborar para o repovoamento do Rio Ivaí, que hoje já não tem tantos peixes como antigamente. Ele defende a necessidade de os pescadores, sejam eles profissionais ou amadores, obedecerem às leis que regem a atividade pesqueira no Estado, de modo que futuramente o Ivaí possa estar recuperado em termos de grande quantidade de peixes.

Depois do Ivaí, agora está sendo iniciada uma campanha em Grandes Rios para soltura de alevinos nos rios Alonso e Rio Branco. A proposta, no entanto, é que voluntários da cidade doem pelo menos R$ 30 para compra dos peixes. Desta forma, os moradores de Grandes Rios estariam demonstrando seu amor pela natureza e, em especial, pelos mananciais que cortam o município.

Alevinos são nativos do Vale do Ivaí

Conforme o chefe regional da Seab de Ivaiporã, Antônio Sgobero, o repovoamento dos rios no Vale do Ivaí é feito com espécies nativas que, além de trazer retorno econômico ao pescador profissional, irá promover a pesca esportiva, recuperando os estoques com peixes forrageiros. “Além disso, esse programa promove o crescimento das espécies carnívoras que estavam praticamente extintas, como foi o caso do dourado no Rio Ivaí”, assinala. O programa também visa promover a recuperação do equilíbrio ambiental, através da preservação e recuperação das matas ciliares. Até o momento na região do núcleo foram soltos mais de 2,3 milhões de alevinos juvenis das espécies pacu, piapara e corimbatá. A maior parte destes alevinos foi produzida pela Colônia de Pescadores do Porto Ubá, onde o Estado, através da Seab, construiu quatro tanques. “Os pescadores profissionais desta Colônia produzem os alevinos com orientação da Emater e o Estado os adquire quando estão na fase juvenil”, relata.