Logística de óleo de soja e álcool aumenta 45% no Porto de Paranaguá

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 10/05/2012
A movimentação de granéis líquidos – óleo de soja e álcool - pelo Porto de Paranaguá apresentou alta de 45% no mês de abril. Foram 448 mil toneladas de produtos, contra 308 mil no mesmo período do ano passado. Considerando a soma do quadrimestre, o resultado foi de 1,6 milhão de toneladas de líquidos, volume 26% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. 
Foi o que apontou nesta quarta-feira (9) o departamento de estatística da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) ao divulgar a movimentação geral de cargas nos Portos do Paraná de janeiro a abril deste ano. 
Comparado com os primeiros quatro meses do ano passado, o volume movimentado é 7% maior, totalizando 13 milhões toneladas movimentadas. A receita cambial gerada pelas exportações no período foi de US$ 5,3 bilhões, 17% superior à receita acumulada no mesmo período de 2011. 
Segundo o diretor empresarial do Porto, Lourenço Fregonese, a alta no preço do dólar tem incentivado as exportações. “Mesmo com a seca que castigou o Mato Grosso e os estados do Sul, a procura pelas commodities brasileiras foi alta e, mesmo com a alta do dólar, as empresas brasileiras, preocupadas com a fidelização dos compradores, mantiveram intactos seus contratos”, explicou. 
LÍQUIDOS – O grande responsável pela alta na movimentação dos granéis líquidos foi o óleo de soja. Considerando as exportações da empresa Cattalini, a principal operadora de granéis líquidos no Porto de Paranaguá, no primeiro quadrimestre de 2012, a exportação de óleo de soja apresentou alta de 50% em relação a 2011. 
Na importação e cabotagem, o destaque foi o álcool. De 6 mil toneladas movimentadas, de janeiro a abril do ano passado, passou a 44 mil toneladas no mesmo período deste ano. 
De acordo com a gerente comercial da empresa, Carla Rocha, o aumento na movimentação de granéis está crescente tanto na importação quanto na exportação. Só a Cattalini apresentou alta de quase 30% em suas movimentações em 2012. 
No que se refere às exportações de óleo de soja, os principais mercados compradores são a Índia e a China. O que justifica o aumento nas exportações, segundo Carla, é o preço do produto no mercado externo. “A crise na Argentina cria oportunidade para os produtores brasileiros no mercado internacional. Eles estão aproveitando.” 
OUTRAS CARGAS – Os números da Appa ainda indicam aumento na movimentação de outras cargas. Entre os granéis sólidos, um dos destaques é do milho, cuja exportação foi 47% maior nos primeiros meses deste ano em comparação ao primeiro quadrimestre do ano passado, totalizando 626 mil toneladas. 
Na importação, o produto mais movimentado no período foi o trigo, somando 436 mil toneladas, o que representou um aumento de 19% em relação ao mesmo período de 2011. 
A movimentação de veículos pelo Porto de Paranaguá também cresceu. Tanto na importação quanto na exportação, essa porcentagem de aumento foi de 38% comparada com os quatro primeiros meses de 2011. O total de veículos exportados foi de quase 30 mil unidades. 
A movimentação de contêineres registrou alta de 12%, totalizando 243 mil TEUs movimentados. A exportação de contêineres foi 9% maior este ano, em relação ao período de 2011. Já a importação registrou alta de 16%. 
MELHORIAS – Em relação à movimentação de contêineres, o diretor empresarial da Appa aponta que o aumento de 12% é decorrência das melhorias implantadas pela atual administração. “É um reflexo dos novos equipamentos que já foram e serão colocados no TCP. Essas melhorias nos darão números ainda melhores daqui para frente”, analisa. 
Fregonese também lembra que, a partir do final deste mês, começam as obras do terceiro berço do TCP, o que garantem mais 350 metros de cais. “Com isso, em 2013 estaremos movimentando 1,2 milhões de TEUs. Hoje são 800 mil”, conclui.