Um torcedor do Botafogo foi flagrado fazendo gestos racistas em direção à torcida do Palmeiras, no Engenhão, durante o embate entre a equipe carioca e o time paulista na noite de quarta-feira, pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores. Em nota oficial, a diretoria botafoguense repudiou o ato e disse estar trabalhando para identificar o autor.
"O Botafogo está buscando identificar o torcedor que cometeu atos racistas durante a partida de hoje, no Nilton Santos (Engenhão), e vai acionar as autoridades competentes para as providências legais. Racismo é crime. O clube reitera o seu compromisso no combate a todas as formas de preconceito", disse o clube.
Em vídeo que circula nas redes sociais, gravado pelo jornalista Tossiro Neto, é possível ver um homem na torcida do Botafogo fazendo gestos simulando um macaco. Ele também aponta para o braço, mostrando a própria pele. O momento era de provocação entre as torcidas e apenas um indivíduo praticou o ato racista.
A partida, recheada de rivalidade por causa das brigas de bastidores entre os dirigentes Leila Pereira e John Textor, terminou com vitória por 2 a 1 para o Botafogo, com gols marcados por Luiz Henrique e Igor Jesus do lado alvinegro e por Maurício, do lado alviverde.
O jogo de volta está marcado para a próxima quarta-feira, dia 21, no Allianz Parque, onde o Palmeiras precisará vencer por um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis e por vantagem de dois gols para avançar direto às quartas de final. Qualquer empate classifica os botafoguenses.