Thiago Monteiro avança e Rafael Nadal supera filho do ídolo Borg na estreia em Bastad

Autor: (via Agência Estado),
terça-feira, 16/07/2024

Rafael Nadal revelou em uma entrevista de 2019 que sonhava em jogar com Bjorn Borg em uma partida de exibição. O espanhol não escondia idolatria com o sueco. Nesta terça-feira, em seu retorno ao circuito após tratar problemas musculares, cumpriu um pouco do sonho ao encarar o filho do ídolo, Leo, de apenas 21 anos, na estreia do Torneio de Bastad, na Suécia, e ganhar por 6/3 e 6/4. O brasileiro Thiago Monteiro também largou com vitória na competição.

Convidado para o torneio sueco, assim como Leo Borg, Nadal precisou de 1h26 para avançar à segunda rodada. Foram dois sets de 43 minutos. Ganhou ambos após quebrar o serviço uma vez.

Na primeira parcial, Nadal foi logo abrindo 4 a 1 e não teve trabalho para fechar em 6/3, com pontos diretos no serviço. No segundo, o espanhol aproveitou o break point logo no primeiro game e apenas trocou pontos para avançar com 6 a 4. Pelo caminho, agora, o britânico Cameron Norrie, quinto favorito, na quinta-feira.

"É uma grande honra jogar contra o filho de uma das maiores lendas da história do nosso esporte", afirmou Nadal, em busca de ritmo para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, no qual buscará o segundo ouro após ser o melhor em Pequim-2008.

Também em Bastad, disputado a nível ATP 250, o brasileiro Thiago Monteiro somou uma grande vitória ao superar o argentino Federico Coria com 6/1 e 6/3, avançando às oitavas, na qual encara o norueguês Casper Ruud.

A batalha com o norueguês será um grande teste para Monteiro. Na história, o brasileiro só ganhou uma vez do oponente em cinco encontros, no longínquo Challenger de Braunschweig, em 2019.

Outros três brasileiros entraram em quadra nesta terça-feira e quem somou grande resultado foi Gustavo Heide. Depois de superar o qualificatório, o jovem tenista de 22 anos, somou sua primeira vitória em um torneio da ATP. Ele superou o italiano Stefano Napolitano em batalha de 3h11, por 7/6 (7/4), 5/7 e 7/6 (7/3), e agora terá o segundo favorito pela frente, o francês Ugo Humbert.

Já em Hamburgo, na Alemanha, os tenistas verde e amarelo amargaram eliminações logo na estreia. Melhor do País, Thiago Wild caiu diante do chinês Zhizhen Zhang, parciais de 7/6 (8/6) e 6/0, enquanto Felipe Meligeni lutou, mas perdeu do sérvio Dusan Lajovic em três sets, com 2/6, 7/6 (7/5) e 3/6.