Sérvia ameaça deixar Eurocopa se Croácia e Albânia não forem punidas por cânticos ofensivos

Autor: (via Agência Estado),
quinta-feira, 20/06/2024

Dirigentes do futebol sérvio ameaçaram deixar a Eurocopa em função dos cânticos ofensivos que partiram dos torcedores durante a partida entre Albânia e Croácia. O jogo foi disputado nesta quarta-feira e terminou empatado em 2 a 2.

A Sérvia entrou em campo nesta quinta-feira, em sua segunda partida da fase de grupos contra a Eslovênia, em Munique, e ficou no empate de 1 a 1. "O que aconteceu é escandaloso e pediremos sanções à Uefa, mesmo ao custo de não continuarmos na competição", disse o secretário-geral da Federação Sérvia de Futebol, Jovan Surbatovic.

"Vamos pedir à Uefa que puna as federações de ambas as equipes. Não queremos participar disso. No entanto, se a entidade não tomar uma atitude e os punir, vamos decidir como proceder", completou o dirigente.

Num outro comunicado, a federação sérvia condenou "o vergonhoso comportamento racista" dos albaneses e croatas que estiveram no estádio e disse que o jogo deveria ter sido suspenso assim que os cânticos começaram. "Um insulto a uma nação, com gritos dizendo que eles deveriam matá-los, não era visto em eventos esportivos há muito tempo", acrescentou o comunicado.

A Uefa, entretanto, não reagiu aos comentários. A animosidade dos torcedores croatas e albaneses em relação aos sérvios e vice-versa remonta às guerras dos Bálcãs que aconteceram durante a década de 1990.

Na Eurocopa, a entidade que comanda o futebol europeu multou as federações sérvia e albanesa em 10.000 euros (pouco mais de R$ 58 mil) cada, depois de os seus adeptos exibiram faixas com mapas nacionalistas nos seus primeiros duelos.