Infartos em brasileiros podem aumentar em até 8% na Copa do Mundo

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 16/11/2022
Para curtir as partidas de futebol tranquilamente, o alerta vale principalmente para aqueles que possuem problemas cardiovasculares

Com a chegada da Copa do Mundo e a animação para as partidas da Seleção Brasileira, além das promessas de fortes emoções, é muito importante que o torcedor se atente aos cuidados com o coração. Isso porque uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) indica que a incidência de infarto aumenta de 4% a 8% entre os brasileiros durante o torneio.

Para curtir as partidas de futebol tranquilamente, o alerta vale principalmente para aqueles que possuem problemas cardiovasculares ou histórico familiar da doença. “Dor no peito sempre deve ser um sinal de alerta”, orienta o cardiologista dos hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, Gustavo Lenci Marques.

LEIA MAIS: Copa do Mundo 2022: torcedores devem ficar atentos aos enfeites

Além de vestir a camisa, enfeitar as casas e ruas, os brasileiros devem planejar outros aliados para o momento das disputas: os cardápios. Trocas alimentos ultraprocessados, como refrigerantes e salgadinhos, por chips de mandioca, palitinho de cenoura com molho de alho ou espetinhos de frutas são opções interessantes.

Controlar a ansiedade nestes futuros momentos de tensão é um dos aspectos mais importantes para evitar os infartos.

Já para aqueles que não abrem mão da cervejinha gelada enquanto curte os jogos, a dica é ficar sempre de olho na hidratação. “A conta é bem simples: a cada latinha de cerveja consumida, intercale com 100 ml de água. Isso evita a desidratação e a ressaca do dia seguinte”, explica a nutricionista do Grupo Marista, Patricia Soneh.

Fonte: Informações RicMais.