O brasileiro Hugo Calderano se despediu do Smash China, competição disputada em Pequim, nesta sexta-feira. O melhor mesa-tenista do Brasil foi superado pelo chinês Ma Long, uma das lendas do esporte, nas quartas de final. O atleta da casa levou a melhor pelo placar de 4 sets a 0, com parciais de 11/7, 11/4, 11/7 e 11/7, em 34min de confronto.
Ma Long é o atual sexto colocado do ranking mundial, mas é considerado lenda do tênis de mesa por causa das seis medalhas de ouro em Jogos Olímpicos que ostenta em seu currículo - foi bicampeão no individual nos Jogos do Rio-2016 e de Tóquio, em 2021. Terceiro do mundo, Calderano não conseguiu fazer valer seu melhor status no ranking nesta temporada.
O brasileiro não costuma ter sucesso contra o rival chinês. Em seis confrontos na história, Calderano perdeu todos. Ma Long perdeu apenas dois sets para o rival brasileiro. Na sequência, o chinês vai enfrentar o vencedor do confronto local entre Lin Gaoyuan e Liang Jingkun.
O Brasil também foi representado por Bruna Takahashi na competição. Na quinta-feira, a 25ª colocada do ranking foi eliminada nas oitavas de final pela sul-coreana Suh Hyo Won (31ª).
O Smash da China garante 2 mil pontos para o campeão no ranking mundial e mil e quatrocentos pontos para o vice-campeão. Calderano, eliminado nas quartas de final, vai somar 350 pontos e dificilmente vai se manter na 3ª posição do ranking mundial.
O próximo compromisso de Hugo Calderano no calendário internacional será o Pan-Americano de tênis de mesa, em San Salvador, capital de El Salvador, entre 13 e 20 de outubro. Este será o primeiro torneio em que Calderano vai jogar duplas mistas ao lado de Bruna Takahashi, que vem a ser sua namorada.