Em um jogo com três expulsões e uma arbitragem confusa, o Flamengo venceu o Atlético-GO por 2 a 1, neste domingo, no Estádio Serra Dourada, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, para a festa do técnico Tite, que foi visto comemorando com os torcedores após o apito final.
Com um jogador a menos desde o primeiro tempo, o Atlético-GO chegou a perder um pênalti, com Shaylon, e teve um gol anulado, antes de sofrer o gol de Pedro, também da marca da cal, em um lance duvidoso e que gerou muitas críticas por parte do time goiano. O atacante Luiz Fernando chegou a falar que "a arbitragem só fez m...". O segundo tempo também contou com 16 minutos de acréscimo.
Com os três pontos, o Flamengo, principal candidato ao título, começa com o pé direito, enquanto o Atlético-GO terá que dar a volta por cima no próximo compromisso no Brasileirão.
O jogo começou nervoso no Serra Dourada, com reclamação de ambos os lados contra a arbitragem. E foi assim que Jair Ventura acabou sendo expulso. Sem o seu treinador no banco de reservas, o Atlético se perdeu e viu o Flamengo passar a dominar o duelo, mas sem conseguir criar grandes oportunidades de gol.
A situação do Atlético foi piorar aos 43, quando Pedro foi derrubado por Alix Vinicius. Como o atacante era o último homem, o defensor foi expulso. Com um jogador a mais, o Flamengo pressionou, mas só conseguiu abrir o placar em uma cobrança belíssima de falta de De la Cruz, o primeiro dele com a camisa rubro-negra.
O gol frustrou os planos do Atlético, que não conseguiu esboçar reação antes do intervalo. O jogador a menos acabou limitando o clube goiano, que estava muito bem postado defensivamente e acabou surpreendido com a bela batida de De la Cruz.
Apesar de estar com um jogador a mais, o Flamengo pouco apareceu no segundo tempo e foi dominado pelo adversário, principalmente após o gol de empate. Aos 17 minutos, Yony González iniciou a jogada e viu a bola chegar em Maguinho. O lateral cruzou para Luiz Fernando, que acertou uma linda cabeçada para o gol.
O Atlético continuou em cima e teve um pênalti marcado a seu favor após Léo Pereira trombar com Luiz Felipe dentro da área. Shaylon foi para a cobrança e mandou na trave. Aos 37, Baralhas chegou a marcar, mas a arbitragem anotou impedimento e anulou o lance.
Mesmo assim, o Atlético era muito superior, até que a arbitragem viu um pênalti de Maguinho em cima de Bruno Henrique. O árbitro apitou com ajuda do VAR e expulsou o lateral do Atlético. Pedro foi para a cobrança e marcou.
Após o gol, a torcida criticou a arbitragem, com xingamentos e vaias. Os jogadores do Atlético também reclamaram muito, mas os três pontos foram para o Flamengo.
O Flamengo volta a campo na quarta-feira, às 21h30, para enfrentar o São Paulo, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). No dia seguinte, o Atlético-GO visita o Botafogo, às 21h30, no Engenhão, também na cidade maravilhosa.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-GO 1 X 2 FLAMENGO
ATLÉTICO-GO - Ronaldo; Maguinho, Adriano Martins (Pedro Henrique), Alix Vinicius e Guilherme Romão; Rhaldney (Yony González), Baralhas, Shaylon e Alejo Cruz (Luiz Felipe), Luiz Fernando (Max) e Emiliano Rodríguez (Derek). Técnico: Jair Ventura
FLAMENGO - Rossi; Ayrton Lucas, Fabrício Bruno, Léo Pereira (Carlinhos) e Viña (Gerson); Erick Pulgar, De la Cruz (Lorran) e Arrascaeta; Luiz Araújo (Victor Hugo), Pedro e Everton Cebolinha (Bruno Henrique). Técnico: Tite.
GOLS - De la Cruz, aos 51 minutos do primeiro tempo. Luiz Fernando, aos 17, e Pedro, aos 57 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Adriano Martins, Alejo Cruz, Guilherme Romão, Rhaldney e Vagner Love (Atlético-GO); Fabrício Bruno e Léo Pereira (Flamengo).
CARTÕES VERMELHOS - Alix Vinicius, Maguinho e Jair Ventura (técnico) (Atlético-GO)
ÁRBITRO - Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG).
RENDA - R$ 4.469.095,00.
PÚBLICO - 35.195 torcedores.
LOCAL - Serra Dourada, em Goiânia (GO).