Apesar de ter ficado conhecido recentemente, o campeonato teve sua primeira edição em 1990. Hoje vamos entender como funciona a Supercopa do Brasil e as curiosidades acerca desta grande competição.
Para um bom fã de futebol e aposta, qualquer campeonato é interessante, mas um que conta com o Campeão do Brasileirão e Campeão da Copa do Brasil é de encher os olhos.
Formato da competição
A Supercopa do Brasil é disputada pelo Campeão do Campeonato Brasileiro e o Campeão da Copa do Brasil, porém se o mesmo Clube ganhar os dois títulos a Supercopa é disputada, de forma excepcional, pelo segundo lugar do Campeonato Brasileiro.
Em 2022, tivemos esse exemplo, quando o Atlético Mineiro, campeão absoluto da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, enfrentou na competição o Flamengo, vice-campeão do Campeonato Brasileiro do ano. Após um grande jogo que acabou em 2 a 2, o Galo se consagrou nos pênaltis, levando mais essa taça para casa.
O campo escolhido deve ser neutro, não favorecendo nenhum dos clubes, a escolha é feita pela CBF e o jogo pode ser realizado em qualquer um dos 26 estados brasileiros.
O jogo é único e a equipe que vencer os 90 minutos leva o título de Supercampeão Brasileiro para casa. Em caso de empate no tempo normal, não há prorrogação, e o título é decidido nos pênaltis.
História
A primeira edição do Campeonato foi em 1990, num embate em que o Grêmio (Campeão da Copa do Brasil de 1989) levou a melhor em cima do Vasco (Campeão Brasileiro de 1989) conquistando o título por 2 a 0.
Em 1991 o campeão foi o Corinthians (Campeão Brasileiro de 1990), que venceu o Flamengo (Campeão da Copa do Brasil de 1990) por 1 a 0.
Após decisão da CBF, a competição ficou parada por quase 30 anos, retornando apenas no ano de 2020 quando o Flamengo (Campeão Brasileiro de 2019) venceu o Athletico-PR (Campeão da Copa do Brasil de 2019) por 3 a 0.
Grandes Confrontos
Agora que você já sabe como funciona a Supercopa do Brasil, vamos mostrar como ela é palco de confrontos emocionantes. A decisão que acontece logo no início da temporada é a primeira disputa direta de título que acontece no ano e atrai olhares de todos os entusiastas de futebol.
Flamengo e Palmeiras se enfrentaram duas vezes desde o retorno da competição, na primeira oportunidade em 2021, o Flamengo que havia ganhado o Campeonato Brasileiro de 2020, venceu o Palmeiras Campeão da Copa do Brasil de 2020 nos pênaltis, após um jogo eletrizante que acabou em 2x2 no tempo normal.
Dois anos depois, em 2023, os times voltaram a se enfrentar, porém com o Palmeiras Campeão Brasileiro de 2022 e o Flamengo, Campeão da Copa do Brasil de 2022.
O jogo contou com incríveis sete gols, protagonizados por Raphael Veiga e Gabriel Menino, com dois gols cada pelo Palmeiras e Gabriel Barbosa, com dois gols pelo Flamengo e Pedro com um. O grande 4x3 ficou marcado na história desse campeonato tão recente como a maior final de todas.
A Supercopa em outros Países
Além do Brasil, outros grandes países contam com a Supercopa, como a Itália, Espanha, Alemanha, Suécia, entre outros.
A Supercopa da Espanha é sempre muito aguardada, palco absoluto do “El Clássico” onde Real Madrid e Barcelona se encontram. Em 2023, os merengues levaram a melhor em um impressionante 4 a 1, que contou com três gols de Vinícius Júnior e um gol de Rodrygo, ambos crias do futebol brasileiro.
Agora que você já sabe como funciona a Supercopa do Brasil, pode preparar seu palpite e concretizá-lo no seu site de apostas, porque uma coisa é certa, grandes jogos saem dessa competição.