Brasil busca ampliar recorde de títulos seguidos da Libertadores

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 08/04/2024
Imagem ilustrativa

A recente conquista da Libertadores pelo Fluminense deu aos brasileiros um recorde na competição. Isso porque o título tricolor foi o quinto consecutivo de um mesmo país, algo que jamais havia ocorrido na história do torneio. Agora, com a promoção Betano, muitos torcedores estão tentando prever se a hegemonia será mantida. E a verdade é que o favoritismo continua com os times do Brasil.

De 2019 a 2023, Flamengo (dois títulos), Palmeiras (dois títulos) e Fluminense criaram o maior domínio de um mesmo país na Libertadores. Antes disso, o recorde pertencia à Argentina, que por duas vezes obteve quatro conquistas consecutivas.

A primeira foi com Racing (1967) e Estudiantes de La Plata (1968, 1969 e 1970). A segunda série aconteceu de 1972 a 1975, quando o Independiente conquistou seu tetracampeonato de forma consecutiva.

Em 2024, portanto, o Brasil terá a oportunidade de ampliar seu recorde, algo que dificilmente será superado, como mostra o histórico da competição. E, com a grande vantagem financeira dos clubes daqui, o favoritismo segue sendo dos brasileiros.

Palmeiras, Flamengo, Atlético Mineiro, Fluminense e São Paulo são candidatos fortíssimos. 

Mas Botafogo e Grêmio também correm por fora. Ademais, mesmo com o favoritismo brasileiro, não se pode descartar os times dos outros países. "Futebol se ganha dentro de campo" pode ser um clichê, mas é verdade.

Afinal, de todos os esportes populares, o futebol parece ser aquele mais suscetível a zebras. Uma retranca bem montada, uma expulsão repentina ou simplesmente uma noite inspirada do goleiro podem fazer com que um time mais fraco vença o favorito.

Além disso, se têm um orçamento menor, as equipes sul-americanas também contam com muita tradição e torcedores apaixonados. Os clubes brasileiros são, sim, os grandes favoritos, porém não há nada ganho de antemão.

No ano passado, por exemplo, o Boca Juniors, com o peso da camisa e bons jogadores no elenco, chegou até a final, eliminando o Palmeiras no caminho. Na decisão, disputada no Maracanã, fez jogo duro contra o Fluminense e só perdeu na prorrogação.

Vejamos, então, como será a edição de 2024 da Libertadores, mas as últimas finais da competição continental mostram que, independentemente do desenlace, certamente haverá muita emoção envolvida.

Se o Brasil confirmar seu favoritismo e um clube daqui levantar a taça, o país ficará a apenas uma conquista de empatar com a Argentina, que tem 25 títulos da Libertadores. Como se vê, muita coisa está em jogo na disputa deste ano - e os fãs de esporte certamente poderão desfrutar de grandes embates dentro de campo.