Fifa definirá sobre uso de tecnologia em julho de 2012

Autor: Da Redação,
terça-feira, 03/05/2011

A Fifa informou nesta terça-feira que estabeleceu um novo prazo para definir a utilização ou não de sistemas tecnológicos em partidas de futebol, os quais têm o objetivo de deixar claro, por exemplo, se a bola entrou ou não gol em lances duvidosos. De acordo com a entidade, um relatório final será apresentado em julho de 2012 para que a decisão sobre o assunto ocorra antes da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.


As empresas candidatas a desenvolver esta tecnologia terão que passar por um teste de duas fases, iniciado ainda este ano, entre os meses de setembro e dezembro, em um estádio de sua escolha. Elas poderão confirmar suas participações até o dia 3 de junho.


De acordo com a entidade, os sistemas que alcançarem pelo menos 90% de aproveitamento em "situações de partida simuladas" serão convidados para mais testes entre março e junho do ano que vem, se forem aprovados pela International Board, órgão associado à Fifa responsável por reger as regras do futebol.


A Fifa determinou que os sistemas candidatos precisam "identificar se o gol foi marcado imediatamente e automaticamente, e confirmar em um segundo". Além disso, apenas os árbitros da partida podem receber a informação.


A discussão pelo uso desta tecnologia voltou a ganhar força nos últimos dias por conta de um lance do Campeonato Inglês, no último sábado, quando o meia Frank Lampard, do Chelsea, marcou um gol no goleiro brasileiro Gomes, do Tottenham, no qual a bola não entrou. O erro do árbitro foi determinante para o resultado final da partida: 2 a 1 para o Chelsea.


Curiosamente, o mesmo Lampard foi autor de um gol claro da Inglaterra contra a Alemanha, nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2010, quando o seu país perdia o jogo por 2 a 1 e empataria o confronto. Na ocasião, o jogador acertou um chute no travessão, a bola quicou dentro da meta e depois saiu, mas a arbitragem não viu e prejudicou os ingleses ao não validar o gol. O lance ocorreu no final da etapa inicial e, no segundo tempo, os alemães decretaram a goleada por 4 a 1 que os levou às quartas de final.