Nesta quarta-feira aconteceu na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF), o arbitral que definiu a disputa do Campeonato Estadual da Divisão de Acesso de 2019. A reunião foi conduzida pelo presidente da entidade, Hélio Cury, e contou com a presença dos vice-presidentes Amilton Stival e Amauri Escudero.
Também participaram da reunião o assessor da presidência Robson Seerig, o gerente de competições Marcius Koehler, o supervisor do Departamento de Registros e Transferências Éverton Amaro, o presidente da Comissão de Arbitragem Afonso Vítor de Oliveira, o advogado da FPF, William Tohoru Hosaka, e o representante do Sindicato dos Atletas, Bento do Amaral Sabino Júnior.
Os clubes participantes da competição também enviaram representantes para o encontro, que contou com as presenças de Apucarana Sports, Batel, Paranavaí, União, Independente, Iraty, Nacional, Prudentópolis, Rolândia Esporte Clube EC e PSTC.
No arbitral ficou definido que a Segunda Divisão terá início em 7 de abril, conhecendo seu campeão no dia 14 de julho. Os clubes optaram por uma nova fórmula de disputa para a competição, que agora será da seguinte maneira:
Primeira Fase: Acontecerá em turno único, com nove datas. Serão cinco mandos para os dois clubes que desceram da 1ª Divisão, cinco mandos para os três melhores colocados de 2018 e as demais equipes terão quatro mandos de campo. Os jogos serão às quartas-feiras e domingos nesta primeira fase e, a partir da segunda fase, aos domingos. Os dois clubes que somarem o menor número de pontos nesta fase descenderão para a Terceira Divisão de 2020.
Segunda Fase: Serão dois grupos e jogos em turno e returno.
Grupo B (1º Colocado, 4º Colocado, 5º Colocado e 8º Colocado)
Grupo C (2º Colocado, 3º Colocado, 6º Colocado e 7º Colocado)
Terceira Fase: Semifinais - jogos de ida e volta
Grupo D (1º Colocado B x 2º Colocado C)
Grupo E (1º Colocado C x 2º Colocado B)
Quarta Fase: Final - jogos de ida e volta
Grupo F (1º Colocado D x 1º Colocado E)