Atletas representam o Paraná no Prêmio Brasil Olímpico

Autor: Da Redação,
sábado, 24/03/2018

Atletas paranaenses vão ser premiados no Prêmio Brasil Olímpico, que será realizado no dia 28 de março, no Rio de Janeiro. O evento promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro vai reconhecer os melhores atletas de 2017 nas modalidades olímpicas e paralímpicas, além de homenagear atletas dos Jogos Escolares Brasileiros e dos Jogos Universitários Brasileiros, os melhores técnicos do ano e um ex-atleta (Troféu Adhemar Ferreira da Silva). Também há o prêmio “Atleta da Torcida”, onde internautas elegem por votação popular o melhor atleta do ano.

Na categoria 12 a 14 anos, o paranaense premiado foi Joon Shin na modalidade de tênis de mesa. Já na categoria 15 a 17 anos, a atleta Amanda Kunkel levou o prêmio na modalidade de ciclismo. De quatro atletas selecionados, dois foram paranaenses e um de Amazonas (Laiane Miranda na luta olímpica) e outro de São Paulo (André Luiz Souza na natação).

Outras paranaenses se destacam no prêmio que será transmitido pela Sportv e Rede Globo: Ana Sátila, de 21 anos, concorre a melhor do ano. Ela subiu ao pódio do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom pela primeira vez. Foi um resultado inédito para o Brasil. Ana conquistou o bronze na França, na categoria canoa para uma pessoa (C1).

A ciclista natural de Paranavaí, Gabriela Yumi Nishi Gomes, com medalhas em Pan-Americanos e Thais Fidelis, considerada a melhor na ginástica artística ao se tornar revelação na modalidade, obtendo ótimos resultados em âmbito nacional e internacional durante o ano. 

No Mundial de 2017 em Montreal (Canadá), Thais quase chegou ao pódio disputando a final no solo. A ginasta que treina no CEGIN (Centro De Excelência De Ginástica), sediado na Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná, ficou em quarto lugar. 

Vale dizer ainda que tanto Sátila como Gabriela e Fidelis foram bolsistas do programa Talento Olímpico do Paraná (TOP), mantido pelo Governo do Estado.