Após prisão de flamenguistas, PM reforça segurança no Maracanã

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 13/12/2017

PEDRO IVO ALMEIDA, RODRIGO MATTOS E VINÍCIUS CASTRO

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - A Polícia Militar do Rio vai reforçar a segurança no Maracanã para evitar confronto entre torcedores do Flamengo e do Independiente, da Argentina. Na noite desta quarta (13), os dois times decidem o título da Copa Sul-Americana.

O Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios) decidiu colocar mais cem policias na área interna do estádio. No total, 280 policiais do grupamento vão trabalhar durante o jogo.

Em clássicos cariocas, o efetivo é de 180 militares do Gepe no estádio.

Além dos policiais do grupamento especial, 174 homens do 6º batalhão da PM, além de 709 seguranças particulares vão trabalhar na decisão dentro do Maracanã.

A Polícia Militar também aumentará o efetivo do Batalhão de Choque e a cavalaria. Os números ainda não foram divulgados.

Na noite desta terça (12), centenas de torcedores do Flamengo fizeram um foguetório na frente do hotel que recebeu a delegação do Independiente, na Barrada Tijuca, na zona oeste. O tumulto durou até a madrugada.

Em Copacabana, na zona sul, cerca de 2 mil torcedores fizeram um foguetório em frente a outro hotel. Eles acreditavam que os jogadores estavam lá.

A Polícia Militar autuou 49 torcedores e apreendeu 25 morteiros.

Por causa da confusão, a polícia reforçou também a escolta da delegação e dos torcedores do time argentino até o Maracanã.

Pelo menos 5 mil torcedores do Independiente vão assistir ao jogo no estádio. Na segunda (11), eles fizeram uma festa na praia de Copacabana.

Depois da confusão da noite de terça, os torcedores argentinos preferiram ser mais discretos. Na manhã desta quarta, cerca de 100 torcedores foram para a frente do hotel da delegação. A maioria não tem ingresso para o jogo. O prédio conta com reforço de segurança.

DRONE

O empenho dos torcedores do Flamengo em atrapalhar o Independiente não ficou só no foguetório.

Ainda na terça, flamenguistas filmaram uma parte do treino do clube argentino, no Estádio Nilton Santos, com um drone e transmitiram as imagens no Facebook em tempo real.

Na filmagem, que tem duração de cerca de 5 minutos e 38 segundos, é possível ver os jogadores do Independiente treinando jogadas de bola parada em cobranças de escanteio e de falta.

Durante o treino de cobrança de pênaltis, os torcedores aproximaram mais o drone do campo. Após perceberem o 'invasor', alguns membros da comissão do Independiente começaram a chutar bolas na direção do objeto.

Com o tempo, eles voltaram a afastar o drone do gramado, e depois ficaram rodeando a área em que os atletas da equipe treinavam.