Derrotado pelo Fluminense, São Paulo volta a sofrer na tabela

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 18/10/2017

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - É praxe que o técnico Dorival Júnior lamente as oscilações do São Paulo neste Campeonato Brasileiro.

Mas há histórias que se repetem de forma regular para o time. Como as falhas individuais de seus defensores, as panes após levar um gol e a incapacidade de construir uma série de vitórias para tentar fugir de vez da ameaça de rebaixamento.

Nesta quarta (18), o São Paulo também voltou a jogar mal como visitante e foi derrotado pelo Fluminense por 3 a 1, no Rio.

Agora, precisará torcer nesta quinta (19) contra Ponte Preta, Vitória ou Sport para não retornar ao grupo dos últimos quatro colocados.

Para ultrapassar a equipe paulista, o Sport precisa de no mínimo um empate com o Santos no Recife.

Já o Vitória e a Ponte, time que encabeça a zona de descenso, teriam de bater, respectivamente, Atlético-PR (em casa) e Palmeiras (fora).

DESLIZES

Fluminense e São Paulo faziam duelo equilibrado e de pouco futebol no Maracanã.

Até que falha individual de Júnior Tavares na defesa —algo recorrente no ano—, aos 22 minutos, permitiu que o time da casa abrisse o placar.

O lateral tocou a bola com o braço dentro da área. Pênalti marcado, pênalti convertido de forma quase automática pelo centroavante Henrique Dourado. O artilheiro do Brasileiro chegou a 16 gols.

O segundo veio um minutos depois. O meia Gustavo Scarpa escapou pela direita e passou para Sornoza marcar. Os são-paulinos reclamaram, com razão, de falta de Scarpa sobre Rodrigo Caio.

Aos 20 minutos da segunda etapa, Dorival Júnior fez duas alterações de uma só vez para tentar mudar o ataque apático do São Paulo: tirou Lucas Pratto e Cueva para a entrada de Thomaz e Shaylon. A equipe seguiu sem incomodar os cariocas.

Robinho fez o terceiro do Fluminense aos 39 minutos da etapa final, em novo pênalti, desta vez cometido por Arboleda.

Os paulistas ainda tiveram tempo de descontar com Shaylon no finalzinho.

Com a bola no pé, o São Paulo produziu nada que ameaçasse os cariocas. O time não vence duas seguidas desde a terceira rodada.

O Fluminense também não emendava vitórias desde maio. Mas conseguiu mudar essa história, após ter batido o Avaí.

Em décimo, o time carioca, com 38 pontos, agora se alivia —abriu quatro pontos para o rival paulistano, que segue aflito na tabela.

FLUMINENSE

Diego Cavalieri; Lucas, Gum, Reginaldo e Marlon; Richard, Douglas, Sornoza (Mateus Norton) e Gustavo Scarpa; Marcos Jr (Robinho). e Henrique Dourado (Pedro). T.: Abel Braga

SÃO PAULO

Sidão; Éder Militão, Arboleda, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Petros e Hernanes; Marcos Guilherme, Cueva (Shaylon) e Lucas Fernandes (Maicosuel); Lucas Pratto (Thomaz). T.: Dorival Júnior

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro

Juiz: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Cartões amarelos: Douglas e Reginaldo (FLU)

Gols: Henrique Dourado (FLU), aos 22 minutos, e Sornoza (FLU), aos 23 minutos do primeiro tempo; Robinho (FLU), aos 39 minutos, e Shaylon (SPO), aos 43 minutos do segundo tempo