Pela Sul-Americana, Fluminense defende vantagem na altitude de Quito

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 20/09/2017

PAULO BATISTELLA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Fluminense terá que superar desfalques importantes, a altitude de Quito e um velho fantasma para avançar às quartas de final da Copa Sul-Americana. Os tricolores enfrentam a LDU nesta quinta-feira (21), a partir das 19h15, no estádio Casa Blanca, na capital do Equador.

Os cariocas poderão garantir a classificação até com um empate ou com derrota por um gol de diferença, deste que marquem um tento, já que venceram por 1 a 0 na partida de ida. Na ocasião, o Maracanã recebeu 42.970 pagantes, a melhor marca do Fluminense na temporada, o que não foi à toa.

A LDU é um rival que ainda assombra os tricolores. A equipe equatoriana venceu o Fluminense na finalíssima da Taça Libertadores de 2008 em pleno Maracanã. Um ano depois, os dois ainda se reecontraram na final da Sul-Americana: os equatorianos levantaram novamente a taça na casa dos adversários.

A decisão agora é longe do Rio, o que pode soar como bom sinal aos superticiosos, mas o estádio da LDU está a 2.850 m acima do nível do mar. “Jogar na altitude é muito complicado. A velocidade da bola é diferente, o ar é pesado, temos que fazer mais esforço físico do que os equatorianos”, disse o lateral direito Marlon.

Além do desafio proporcionado pela geografia local, o Fluminense terá que lidar com as ausências da dupla de zaga titular, os lesionados Henrique e Renato Chaves. O atacante Henrique Dourado, artilheiro do time na temporada com 28 gols, também ficará de fora, mas devido suspensão automática.

A defesa já foi acertada, mas Abel Braga ainda tem dúvidas no ataque —ele poderá optar por Pedro, que larga na frente, Peu ou Robinho. Desse modo, a provável escalação do Fluminense será a seguinte: Julio César; Lucas, Frazan, Nogueira e Marlon; Orejuela, Douglas e Wendel; Gustavo Scarpa, Wellington Silva e Pedro.