ATUALIZADA - Ex-atleta dos EUA OJ Simpson recebe liberdade condicional após nove anos

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 20/07/2017

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-jogador de futebol americano OJ Simpson recebeu liberdade condicional nesta quinta-feira (20), nove anos após ser detido por roubo à mão armada e sequestro.

O ex-atleta de 70 anos será solto em outubro de uma prisão em Nevada.

A decisão unânime veio após 75 minutos de audiência, transmitida ao vivo por vários canais americanos.

O.J. Simpson ficou mais conhecido por ser réu de outro crime, em 1994 —o assassinato de sua ex-mulher Nicole Brown e do amigo Ron Goldman. O ex-atleta, único suspeito, foi inocentado do caso pela justiça americana.

O ex-atleta acabou preso pelo roubo à mão armada, em setembro de 2007, de souvenirs de seus tempos de atleta da NFL do quarto de um hotel em Las Vegas. Ele alegava que as relíquias ainda pertenciam a ele.

Um ano depois, foi condenado a 33 anos de prisão, com a possibilidade de condicional a partir de nove anos.

Na audiência, OJ afirmou que apenas acompanhou o roubo, mas foram seus cúmplices que executaram o crime. Os outros participantes dizem que o ex-jogador foi quem planejou o assalto.

"Estou arrependido que as coisas tenham tomado o caminho que tomaram. Não tinha intenção de cometer um crime. Eu cumpri minha sentença, só gostaria de voltar para minha família e amigos", afirmou OJ em sua declaração final ao conselho de liberdade condicional.

Além do ex-atleta, testemunharam sua filha, Arnelle, e uma das vítimas do roubo, Bruce Fromong, que disse tê-lo perdoado.

O júri justificou sua decisão alegando que OJ cumpriu com as regras da prisão durante sua sentença, não tinha condenações prévias e era um risco mínimo à segurança pública.

O ex-jogador disse que está pronto para encarar a comoção pública que deve causar fora da prisão. "Eu não sou um cara que briga na rua. Eu não espero ter problemas quando sair daqui", afirmou.