Etapa de surfe de Saquarema tem dia cancelado e pode voltar só na sexta

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 10/05/2017

GUILHERME SETO E ADRIANO VIZONI, ENVIADOS ESPECIAIS

SAQUAREMA, RJ (FOLHAPRESS) - A etapa de Saquarema teve o dia de competições cancelado nesta quarta-feira (10) devido às condições desfavoráveis do mar. Após a disputa de quatro baterias da fase de repescagem, a organização da Liga Mundial de Surfe decidiu cancelar o dia de provas. É possível que o cancelamento se estenda para esta quinta-feira (11) também. As condições do mar serão avaliadas às 6h45.

"O vento que vem de sudoeste ficou muito forte hoje [quarta], então achamos melhor anunciar o 'day off'. É possível que amanhã [quinta] também fique assim, porque parece que estará chuvoso. O mar estará muito bom na sexta-feira [12], grande, e cairá um pouco no sábado [13]", diz Otávio Pacheco, 64, surfista de Saquarema que trabalha no evento como analista das possibilidades da prática do surfe.

"As condições para o surfe parecem ruins para quinta-feira antes de um crescimento em 'swell' [ondulação] vindo do Sul na sexta-feira e no sábado. Uma mistura de 'swells' sudoeste e sul no domingo suavizam na segunda-feira antes que um 'swell' potencialmente sólido se forme na tarde de segunda-feira até terça-feira", disse comunicado oficial da Liga.

Nesta quarta (10), os brasileiros Yago Dora e Gabriel Medina tiveram boas performances e avançaram à terceira fase. Presente no circuito por ter passado por triagens em Saquarema antes do início da etapa, Dora impressionou com aéreos e eliminou o norte-americano Kolohe Andino. Medina fez bateria segura e eliminou o compatriota Jessé Mendes.

Os australianos Owen Wright e Matt Wilkinson também venceram suas baterias e passaram de fase. O brasileiro Bino Lopes e o italiano Leonardo Fioravanti foram eliminados da competição.