STF nega recurso do Flamengo, e Sport permanece único campeão de 1987

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 04/03/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Flamengo foi derrotado nesta sexta-feira (4) no Superior Tribunal Federal (STF), que negou o recurso do clube carioca que pedia o reconhecimento do título de Campeão Brasileiro de 1987.
O pleito foi decidido no STF após o recurso do clube no Superior Tribunal de Justiça também ser negado, em 2014.
A decisão foi dada pelo ministro Marco Aurélio de Mello. O Flamengo entende que, como a decisão foi individual, cabe recurso ao colegiado do STF. Uma sentença de 1994 estabeleceu o Sport como campeão de 87. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol), entretanto, reconheceu, em 2011, o Flamengo também como campeão daquele ano, mas acabou desautorizada pela Justiça.
HISTÓRICO
Em 1987, o Nacional foi organizado pelo Clube dos 13 e substituiu o Brasileiro, ganhando o nome de Copa União. Com o campeonato em curso, a CBF determinou que os vencedores dos módulos verde (Flamengo e Internacional) e amarelo (Sport e Guarani) deveriam se enfrentar.
O Sport foi declarado campeão e o Guarani vice porque os integrantes do módulo verde se recusaram a jogar contra os integrantes do módulo amarelo.
A questão voltou a ser debatida devido à disputa pela Taça das Bolinhas, criada pela Caixa Econômica Federal para ser entregue ao clube que fosse campeão brasileiro cinco vezes ou três vezes consecutiva.
A polêmica surgiu no final de 2007. Com o quinto título do Brasileiro conquistado, o São Paulo passou a brigar pela posse da taça enquanto o Flamengo afirmava ser merecedor pelas conquistas de 1980, 1982, 1983, 1987 e 1992, embora o de 1987 não fosse reconhecido pela CBF.