Comitê de Ética da Fifa suspende ex-secretário Jérôme Valcke por 12 anos

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 12/02/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Comitê de Ética da Fifa informou nesta sexta (12) que o ex-secretário-geral da entidade Jérôme Valcke foi suspenso por 12 anos de qualquer atividade relacionada ao futebol. A medida começa a valer imediatamente.
As investigações foram iniciadas após relatos de irregularidades envolvendo venda de ingressos em Copas do Mundo. Durante o procedimento, outros atos supostamente irregulares vieram à tona. Eles estariam relacionados a políticas de despesas de viagens da entidade, direitos de TV e destruição de provas.
Segundo o comunicado, o francês violou vários artigos do código de ética, entre eles os relacionados a lealdade, confidencialidade, conflitos de interesse e oferecer e aceitar presentes.
De acordo com o relatório final apresentado em 5 de janeiro no comitê, uma empresa de marketing esportivo levou vantagem na venda de ingressos para a Copa do Mundo. No entendimento da investigação, Valcke nada fez para impedir e incentivou a prática.
Outra acusação diz respeito a uma tentativa de venda dos direitos de transmissão das Copas de 2018 e 2022 por preços abaixo do valor de mercado no Caribe.
O ex-secretário-geral também é acusado de viajar com objetivos turísticos e em voos privados às custas da Fifa e tentar destruir pastas e arquivos relevantes para as investigações, mesmo tendo conhecimento do dever de colaborar com elas.